Frigoríficos e Abatedouros

BRF adota novo sistema de energia em fábrica do oriente médio

A fábrica da BRF nos Emirados Árabes Unidos, a primeira de Abu Dhabi a produzir alimentos à base de proteína animal em larga escala, implementou no primeiro trimestre do ano um novo sistema de energia calcado no conceito de indústria 4.0


Publicado em: 02/04/2019 às 07:20hs

BRF adota novo sistema de energia em fábrica do oriente médio

Além do benefício financeiro, que vai gerar uma economia na ordem de US$ 340 mil ao ano, a iniciativa vai trazer um ganho ambiental considerável à unidade, já que vai reduzir a emissão anual de CO2 em cerca de 1.800 toneladas.

De acordo com Giovani Pelliza, gerente industrial de fábrica de Abu Dhabi, a adoção do novo sistema de energia vai gerar uma economia de mais de 4.000 gigawatts/ano, equivalente para abastecer 4.500 casas de médio porte. No médio e longo prazo, outras fábricas da BRF no Brasil e no exterior devem adotar a nova tecnologia. “Já iniciamos um estudo de viabilidade junto a Crowley Carbon, empresa parceira neste projeto, para implementar o mesmo sistema na Turquia”, ressalta Giovani.

A fábrica da BRF em Abu Dhabi tem pouco mais de quatro anos, portanto, trata-se de uma unidade relativamente nova e uma das mais modernas da companhia. “Não por isso deixamos de avaliar novos projetos para aperfeiçoar os nossos processos, gerando ganhos financeiros, ambientais e de gestão”, enfatiza Giovani. “Outras empresas instaladas em Abu Dhabi já utilizam esse sistema, porém, a BRF é a primeira do setor de alimentos, fato que reforça o nosso pioneirismo”, completa o executivo.

O novo sistema de energia ficará instalado em um servidor virtual na estrutura de tecnologia da unidade. "De lá, o servidor vai coordenar todos os painéis de controle da fábrica”, explica Egídio Nascimento, coordenador de engenharia que acompanhou toda a implementação do sistema. “Iniciamos a implementação do novo sistema em fevereiro e, agora, vamos começar a colher os primeiros resultados”, conclui Egídio.

Sobre a fábrica de Abu Dhabi

A fábrica da BRF em Abu Dhabi foi inaugurada em 2014 e, atualmente, emprega mais 530 pessoas. Lá são produzidos hambúrgueres, salsichas, peito de frango marinado, empanados de frango e cortes especiais de frango. Os produtos são comercializados sob as marcas Sadia, Hilal e Perdix - com matéria-prima proveniente do Brasil. Além de atender a demanda proveniente dos Emirados Árabes Unidos, a unidade também exporta para outros países, entre eles, Arábia Saudita, Omã e Kuwait.