Governo

Brasil e Paraguai buscam maior aproximação no agronegócio

O Brasil busca uma maior aproximação no ramo agropecuário com o Paraguai


Publicado em: 20/03/2019 às 09:20hs

Brasil e Paraguai buscam maior aproximação no agronegócio

Na última semana, a ministra Tereza Cristina se reuniu com o ministro da Agricultura do Paraguai, Denis Lich, para buscar uma agenda comum entre os dois países. Segundo informações do Ministério da Agricultura, entre os temas debatidos estão assuntos como: melhoria no fluxo de aprovação das importações nas fronteiras dos dois países.

Atualmente, há divergências na documentação para entrada de produtos e também falta de funcionários para fiscalização. Outro assunto foi a entrada em grande quantidade de arroz do país vizinho. Produtores brasileiros reclamam que enfrentam dificuldades com a entrada do produto paraguaio. E o setor já está encolhendo, por conta de problemas com questões climáticas devido ao excesso de chuvas que atrapalham o plantio. Os dois países concordam que uma política que defina a entrada do arroz paraguaio no Brasil seria uma solução.

A preocupação com o contrabando de agrotóxicos foi outra pauta discutida. Brasil e Paraguai devem avançar em um trabalho conjunto de integração no combate ao contrabando. Tereza Cristina pediu ao colega paraguaio que estabeleça o vazio sanitário (período em que a terra não é cultivada) na soja, como medida de controle da ferrugem asiática. O pedido foi aceito e estará presente na agenda de trabalho a ser desenvolvida.

Fonte: Datagro

◄ Leia outras notícias