Soja

Brasil deve exportar volume recorde de soja

O Brasil deve exportar um recorde de 71,3 milhões de toneladas de soja em 2018, projetou a Agroconsult, em uma revisão que se segue a de outros agentes do mercado após a quebra de safra da oleaginosa na Argentina


Publicado em: 08/03/2018 às 12:20hs

Brasil deve exportar volume recorde de soja

Caso a perspectiva se confirme, o incremento será de 4,8% ante as 68 milhões de toneladas embarcadas no ano passado pelo Brasil, que é o maior exportador mundial da commodity.

O motivo para os ajustes nas projeções é a forte estiagem que tem prejudicado as lavouras da Argentina, terceiro maior exportador de soja em grão e líder global em derivados (farelo e óleo). A Agroconsult fala em produção de 43 milhões de toneladas de soja na Argentina na safra 2017/18, ante 58 milhões de toneladas no ciclo anterior.

A menor oferta no país vizinho pode fazer com que compradores se voltem a locais com suprimento mais seguro, como o Brasil, que deve produzir um recorde de 117,5 milhões de toneladas neste ciclo, segundo a Agroconsult.

A estiagem na Argentina também tem impacto sobre a safra de milho, que, apesar da área plantada 6% maior, deve registrar queda de 15% na produção, para 35 milhões de toneladas.

Para o Brasil, a Agroconsult estima uma safra de milho total 2017/18 de 89 milhões de toneladas, queda de 10% na comparação anual. Desse total, 25 milhões de toneladas são de 1ª safra, já em colheita, e 64 milhões de 2ª safra, em fase de plantio.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias