Aveia, Trigo e Cevada

BOM JESUS: Cooperados têm início promissor com a cultura do trigo

A cultura do trigo é uma importante aliada para os produtores no inverno, auxiliando no manejo do solo e contribuindo para culturas subsequentes, como, por exemplo, a soja


Publicado em: 29/06/2020 às 08:00hs

BOM JESUS: Cooperados têm início promissor com a cultura do trigo

Outro fator importante é o consumo da sociedade, que aumentou nos últimos tempos para derivados, como farinhas. Hoje o Brasil produz algo em torno de 6 a 7 milhões de toneladas desse cereal, mas seu consumo chega a 12 milhões de toneladas, conforme informações do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Irati

A região de Irati (PR) é uma das grandes produtoras da cultura na região de abrangência da Cooperativa Bom Jesus. O plantio já foi iniciado nesta região e, conforme Vitor Elias Pedroso, consultor técnico do entreposto de Irati, "a cultura do trigo está com ótimo desenvolvimento e os produtores bem otimistas, principalmente quem realizou plantio antecipado, pois devido à grande quantidade de chuva nos últimos dias, auxiliou na germinação das sementes". Segundo o consultor, "alguns produtores ainda não realizaram o plantio, mas estão muito confiantes para a safra 2020/2020 de trigo, devido à alta no preço da cultura e previsões positivas para o bom desenvolvimento", afirma.

Cuidados

Para Vitor, os cuidados com a cultura são muito importantes para seu desenvolvimento. "Os principais cuidados são com oídio, mancha foliar e ferrugem, pois devido à alta umidade aparecem com frequência, sendo assim, é posicionado a realização de aplicações de fungicidas pensando na prevenção dessas doenças", afirma o consultor. Vitor também orienta para quem ainda não plantou a cultura do trigo. "Para produtores que ainda pensam em plantar, indico realizar uma boa adubação nitrogenada na qual deve ser aplicada em duas épocas, uma na semeadura e outra em cobertura no perfilhamento do trigo; e observar as condições climáticas para realizar o plantio, visando na boa germinação das sementes", completa.

Equipe técnica

A equipe técnica da Cooperativa Bom Jesus está à disposição dos cooperados e produtores locais para melhor desenvolvimento da cultura do trigo na região.

Fonte: Imprensa Bom Jesus

◄ Leia outras notícias