Mercado Financeiro

Bolsa Brasileira lança indicadores de preço para seis produtos agrícolas

Instituição anunciou também um aplicativo para facilitar negócios com produtos e serviços ligados à agropecuária


Publicado em: 20/09/2018 às 12:50hs

Bolsa Brasileira lança indicadores de preço para seis produtos agrícolas

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) anunciou, nesta quarta-feira (19/9), uma série de indicadores de preços agrícolas no mercado físico, ampliando uma atuação que até agora era restrita ao mercado de algodão. Pelo site oficial da instituição, poderão ser conferidos diariamente referências para café, arroz, milho, soja, trigo e feijão fornecidos por corretoras de mercadorias.

Atualmente, pelo menos 50 corretoras entre as 147 associadas à BBM fornecem os dados que alimentam o sistema, mas a expectativa dos executivos da Bolsa é aumentar essa participação com o tempo.

“Esperamos ter todas as corretoras fornecendo, mas a massa atual é coerente com a realidade do mercado. Conhecemos as corretoras, sabemos que elas fazem negócios e que a informação é de qualidade”, garantiu o diretor da BBM, Cesar Henrique Costa, em entrevista coletiva, em São Paulo (SP).

Os valores são listados por produto específico e praças de referência em estados relevantes da produção e negociação. Apurados ao longo do dia, os valores resultam em uma primeira média. Depois, são eliminados do cálculo os que variam 10% para cima ou para baixo, para o cálculo de uma segunda média. Esse resultado é o que será divulgado ao final de cada dia.

“Nossa proposta é criar indicadores confiáveis com base nas informações de quem está negociando. Um dia, talvez, podemos evoluir para um indicador de preços único por estado, se houver necessidade. Mas não está nos nossos planos”, afirmou Costa.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias