Saúde Animal

Boehringer Ingelheim alerta para Diarreia Viral Bovina no período de estação de monta

Doença impacta diretamente a produtividade do rebanho, principalmente durante o período de reprodução, que se inicia no período das águas


Publicado em: 16/11/2018 às 08:40hs

Boehringer Ingelheim alerta para Diarreia Viral Bovina no período de estação de monta

Enfermidade altamente prejudicial à pecuária brasileira, a Diarreia Viral Bovina (BVD) é tema de intensos debates sobre a importância da sua prevenção e as severas consequências que ela provoca no rebanho em curto e longo prazos. “Segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), a BVD é uma das doenças que mais impactam negativamente a produção de carne e de leite do mundo, além de confinamentos, tendo o Brasil casos registrados em todo seu território nacional”, informa o médico- veterinário Fernando Dambrós, gerente de produtos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Causadora de diversas reações negativas aos sistemas respiratório e reprodutivo dos rebanhos bovinos, especialmente em fêmeas, a BVD é uma virose responsável pelo ataque massivo e consequentes deficiências graves ligadas à reprodução animal, como: repetição de cio, morte embrionária precoce, mumificação fetal, aborto, nascimento de bezerros permanentemente infectados, entre outros.

Além dos fatores mencionados, os pecuaristas precisam estar atentos a outro aspecto de grande relevância: o impacto da Diarreia Viral Bovina (BVD) no período da estação de monta. Realizada na época de águas, entre outubro/novembro e janeiro/fevereiro, a estação de monta requer rigoroso controle sanitário do rebanho e bem-estar dos animais para proporcionar o aumento da produção de bezerros, etapa essencial para o sucesso da atividade pecuária.

“A BVD realmente tira o sono e a produtividade de muitos pecuaristas. Porém, muitas vezes os criadores não sabem que ela é a causadora de diversos problemas relacionados à reprodução. Na estação de monta, por exemplo, a BVD pode ter impacto ainda maior por conta de sua imunossupressão, podendo provocar prejuízos enormes aos projetos pecuários”, analisa Fernando Dambrós.

O especialista da Boehringer Ingelheim destaca, ainda, que a BVD tem se manifestado agressivamente em importantes regiões pecuárias do país. “Precisamos combater essa enfermidade tão prejudicial à produtividade da pecuária brasileira. Recentemente, a Boehringer Ingelheim trouxe ao Brasil uma importante ferramenta para prevenção da BVD: a vacina Bovela. Composta por amostras de vírus vivos e extremamente segura para o rebanho, com apenas uma única dose é capaz de imunizar e proteger os animais por até 12 meses. Precisamos estimular o cuidado com a prevenção nesta fase importante, especialmente para as fêmeas”.

A fertilidade e a boa condição corporal das fêmeas, além do desempenho reprodutivo dos touros, são primordiais no sucesso da estação de monta. “A sanidade animal e a produtividade andam lado a lado e complementam-se na busca incessante da maior rentabilidade dos criadores brasileiros”, explica Dambrós.

“A Boehringer Ingelheim possui uma sólida estrutura técnica para atender e dar o suporte necessário aos pecuaristas brasileiros. Contamos com alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de testes laboratoriais e equipes especializadas de suporte nas fazendas, tudo com o objetivo de minimizar eventuais prejuízos da BVD à produtividade”, conclui o gerente de produtos da Boehringer Ingelheim.

Fonte: Boehringer Ingelheim

◄ Leia outras notícias