Adubos e Fertilizantes

Biofertilizantes podem suprir insuficiência de fósforo

Projeto europeu foi lançado para este fim


Publicado em: 13/06/2019 às 15:40hs

Biofertilizantes podem suprir insuficiência de fósforo

Os fertilizantes de origem biológica (BBF) desempenharão um papel cada vez mais importante na produção futura de alimentos, podendo suprir a insuficiência de ferro e também preservando o meio ambiente. Foi isso que informou o Instituto Finlandês de Recursos Naturais.

Segundo os especialistas, ao otimizar o uso de igarapés ricos em nutrientes, como esterco e lodo de esgoto, como o BBF na agricultura, a dependência europeia de fertilizantes importados pode ser reduzida. Uma economia circular também pode fornecer novas oportunidades de emprego relacionadas ao BBF em áreas rurais.

Os recursos de fósforo são limitados e a produção de fertilizantes nitrogenados consome muita energia, o que causa emissões de gases de efeito estufa. Para isso, a LEX4BIO, por exemplo, lançou o novo projeto “Horizonte 2020”, que prega a substituição de fertilizantes minerais com BBF dentro da União Europeia é avaliada pela lateral do mapeamento dos fluxos rico em nutrientes que estimam seu conteúdo de nutrientes e fornecer as tecnologias necessárias para produzir BBF seguro.

“A LEX4BIO apóia a transição para uma economia circular, melhorando o uso de fluxos secundários ricos em nutrientes, como o BBF. Ao otimizar o uso de fertilizantes, de acordo com os requisitos das culturas, os impactos ambientais podem ser minimizados e rentabilidade da agricultura pode melhorar", diz o coordenador da LEX4BIO, cientísta Kari Ylivainio do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia.

O projeto fornecerá recomendações de fertilização com fósforo de acordo com os requisitos de cultivo a nível europeu. Isto requer o desenvolvimento de um procedimento de análise do solo comum em toda a Europa para testar e comparar o teor de fósforo disponível na planta no solo.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias