Nutrição Animal

Biochem coloca no mercado brasileiro a linha ECOTrace®, composta por minerais de alta biodisponibilidade e voltada aos frangos de corte

Produtos são solúveis em água e possuem estrutura granular homogênea e fina que promove excelentes fluidez e mistura na ração, sem formação de pó


Publicado em: 18/01/2019 às 08:00hs

Biochem coloca no mercado brasileiro a linha ECOTrace®, composta por minerais de alta biodisponibilidade e voltada aos frangos de corte

A Biochem, empresa de aditivos para nutrição animal, com sede em Lohne, na Alemanha, e que recentemente abriu um escritório em São Paulo em razão da rápida expansão da empresa na América do Sul, colocou no mercado brasileiro a linha ECOTrace®, composta por minerais de alta biodisponibilidade e voltada aos frangos de corte.

A linha ECOTrace® é composta por glicinatos, minerais orgânicos à base de glicina, de alta biodisponibilidade, solúveis em água e com estrutura granular homogênea e fina que promove excelentes fluidez e mistura na ração, sem formação de pó.

O rápido crescimento e o alto ganho de peso caracterizam o frango de corte moderno e a origem do peru. No entanto, os ossos em crescimento destes animais têm de carregar grandes pesos enquanto a sua mineralização ainda não está terminada. Como resultado, surgem problemas esqueléticos, como malformações.

“As discussões sobre ossos saudáveis concentram-se, muitas vezes, no cálcio e no fósforo, mas os oligoelementos também são de grande importância. Em seu papel como ativador, as enzimas têm grande influência na construção, conversão e degradação de processos, como de fibras de colágeno, que constituem uma substância para ossos e cartilagens. Em caso de deficiência, o desenvolvimento e a estabilidade das fibras de colágeno são reduzidos, resultando em uma base fraca para a mineralização óssea”, explica Paulo Oliveira, diretor da Biochem na América do Sul. “Temos diversas pesquisas relatando ensaios com o uso do ECOTrace®, apresentando melhor estado de fornecimento de minerais, risco reduzido de depressão de desempenho e menor excreção de minerais. Com toda a certeza, ECOTrace® é um produto que faz a diferença na criação de frangos de corte, trazendo resultados expressivos e ganhos ao produtor”, completa.

No entanto, a discussão sobre a estabilidade óssea das aves não deve evitar o fornecimento adequado de elementos vestigiais, mas o problema é a disponibilidade limitada de oligoelementos inorgânicos. “Neste caso, a solução são os elementos vestigiais ligados organicamente, como, por exemplo, os quelatos de glicina, da linha ECOTrace®, caracterizados por alta disponibilidade e resultando em menos antagonismos e facilitação da absorção de oligoelementos”, diz Oliveira.

Um estudo realizado em cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück, na Alemanha, dividiu 500 frangos em 3 grupos de alimentação, que se diferenciaram por fonte e concentração de oligoelementos, aumentados até o 40º dia de vida. Quando as aves foram abatidas, a tíbia foi recolhida para análise de elementos vestigiais. Os animais do grupo-controle receberam uma dieta básica, ou seja, sem modificações na composição de nutrientes. Já os animais dos grupos de tratamento receberam uma alimentação com sulfatos ou quelatos de glicina (ECOTrace®). Como resultado, a tíbia dos frangos do grupo que recebeu glicinato mostrou concentrações significativamente mais altas de ferro e zinco em comparação com os demais grupos. “Isto reflete em ganhos econômicos para o produtor”, conclui Oliveira.

A linha ECOTrace® permite um fornecimento seguro de microminerais para um desempenho estável e proporciona menor impacto ambiental, alto teor de metais e baixa formação de pó, apresentando excelente fluidez e dosagem. Sua estrutura química evita interações negativas entre o íon metálico e outros compostos de alimentação no trato digestivo e aumenta a absorção e a biodisponibilidade de microminerais.

Fonte: Biochem

◄ Leia outras notícias