Gestão

Bayer publica online mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato

Na última sexta-feira (07/12) a Bayer marcou o primeiro aniversário de sua Iniciativa de Transparência, destinada a aumentar a confiança na ciência por trás dos produtos de proteção de cultivos


Publicado em: 12/12/2018 às 15:20hs

Bayer publica online mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato

Como outro importante marco nos esforços da empresa para tornar a ciência mais acessível, a empresa está disponibilizando mais de 300 resumos de estudos sobre a segurança do glifosato em sua plataforma dedicada a transparência.

"A confiança na integridade da ciência de proteção de cultivos é fundamental para nós e para nossos negócios", disse Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Crop Science. “O público está interessado em saber mais sobre como seus alimentos são cultivados e quais produtos estão envolvidos na produção de alimentos. Os defensivos agrícolas são utilizados pelos agricultores para proteger as colheitas de doenças, pragas e ervas daninhas. Como um dos líderes na agricultura, temos trabalhado diligentemente para disponibilizar estudos sobre substâncias de proteção de culturas além das exigências regulatórias. Queremos explicar os benefícios que a ciência e a inovação podem oferecer na agricultura, ao mesmo tempo em que defendem o que é importante para as pessoas: alimentos seguros, saudáveis e acessíveis, produzidos de maneira ambientalmente sustentável. Melhorar o acesso à ciência por trás dos nossos produtos é uma parte fundamental da nossa Iniciativa de Transparência. ”

À semelhança das outras substâncias incluídas na sua Iniciativa de Transparência, a Bayer vai concentrar-se nos estudos de segurança apresentados ao abrigo do processo de autorização de substâncias da União Europeia (UE) para produtos fitofarmacêuticos. No site é possível encontrar os resumos de estudos sobre resíduos e metabolismo (18), destino ambiental (32), toxicologia (180) e ecotoxicologia (88) sobre a substância ativa, bem como formulações representativas. Mais informações podem ser encontradas na espaço de perguntas frequentes da página.

O acesso aos relatórios de estudo de segurança subjacentes mais abrangentes será ativado em 2019; isto incluirá os que são propriedade da Bayer e submetidos à revisão que levou à decisão de renovação da autorização europeia de substâncias em dezembro de 2017.

A ciência por trás da segurança do glifosato

Nos últimos 40 anos, formulações à base de glifosato foram extensivamente avaliadas para a saúde e segurança humana. A maior parte desta pesquisa científica sobre o produto foi conduzida por pesquisadores independentes.

Informações básicas sobre o glifosato e sua história como uma ferramenta segura e eficiente de controle de ervas daninhas para agricultores em todo o mundo estão disponíveis aqui.

A integra do comunicado em inglês aqui.