Soja

Bayer oferece ao produtor goiano tecnologias em sementes e defensivos na Tecnoshow Comigo

• Fungicida Fox® Xpro é um dos destaques da Bayer na feira • Sementes de soja, milho e soluções tecnológicas estarão à disposição dos clientes


Publicado em: 10/04/2019 às 13:30hs

Bayer oferece ao produtor goiano tecnologias em sementes e defensivos na Tecnoshow Comigo

Começou mais uma Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). Reconhecido pólo agrícola do País, a região sudoeste do estado abriga uma das maiores feiras voltadas para o agronegócio, com exposição de maquinários, soluções para pecuaristas e agricultores. Para esta edição do evento, que segue até sexta-feira (12), com expectativa de mais de 100 mil pessoas circulando pelos estandes e a perspectiva de superar os R$ 2,5 bilhões negociados em 2018 nos diferentes segmentos, a Bayer trouxe um vasto portfólio de sementes e defensivos para atender às necessidades do produtor rural.

De acordo com o Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Renato Neves, a feira serve de termômetro para a próxima safra. "Trata-se de uma semana importante em nosso calendário, pois podemos perceber o mercado para negociações com produtores. Além disso, agricultores idealizam metas para a safra seguinte de acordo com o que é conversado durante a Tecnoshow Comigo".

Por isso, durante as atividades da feira, a Bayer apresentará de maneira diferenciada toda a inovação agregada ao fungicida Fox® Xpro para o tratamento de doenças da soja, por meio de uma experiência 360º, em áudio e vídeo, em um domo com projeções imersivas, em que o visitante conhecerá mais sobre como a tecnologia para o desenvolvimento do produto e o novo ingrediente ativo bixafen, que atua em prol da sustentabilidade da lavoura.

Outras tecnologias que o produtor poderá encontrar na TECNOSHOW:

SEMENTES E TECNOLOGIAS

SOJA

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi desenvolvida pela Bayer após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja no País (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta da maçã e broca de axilas), além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Desde que foi lançada no Brasil, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à tecnologia saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do Brasil e oferecidas por diversas empresas.

Segundo o líder de Negócios de Soja da Bayer para o Brasil, Vinícius Faião, o crescimento da adoção da tecnologia reflete os benefícios que ela tem levado aos campos brasileiros. "A chegada da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® foi um marco para o setor, principalmente quando pensamos em produtividade e proteção da lavoura. Porém, quando falamos em biotecnologia, não podemos esquecer da importância do uso de sementes certificadas, que garantem origem, genética apurada e oferecem mais segurança ao agricultor", explica Faião.

Sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como, volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, entre elas, armazenamento de gr ãos na propriedade e volume de isenção adicional.

MONSOY

Com mais de 20 anos de história, a marca de sementes de soja da Bayer se tornou referência devido ao seu foco em inovação. Na safra 2017/2018, a Monsoy comemorou o terceiro ano na liderança da preferência dos sojicultores, com 29% de participação de mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kleffmann Group.

Durante a Tecnoshow Comigo 2019, a Monsoy apresentará seu portfólio para a região. A M5917 IPRO se destaca por sua precocidade e excelente arquitetura de plantas, além de sua estabilidade de produção. Trata-se de uma excelente opção para áreas irrigadas. Já a M6210 IPRO é reconhecida por sua alta precocidade para o Cerrado, o que favorece o plantio de milho safrinha, além da excelente capacidade de engalhamento e sistema radicular agressivo.

A M6410 IPRO, variedade Monsoy mais plantada no Brasil, é outra ótima opção para o produtor que planta safrinha, principalmente em regiões de menores altitudes, devido à sua alta precocidade e potencial produtivo. Ela também apresenta alta estabilidade, excelente sanidade foliar e ampla adaptação geográfica.

A marca também levará a M7110 IPRO, que tem excelente arquitetura de plantas, ampla adaptação geográfica, resistência ao acamamento e apresenta excelente ciclo para safrinha de milho ou algodão. Esta é uma das variedades mais plantadas na região do Cerrado desde o lançamento da tecnologia INTACTA RR2 PRO®.

Pensando em atender às necessidades do agricultor que busca cultivares para manejar áreas de nematoides, a Monsoy levará à feira a M7198 IPRO, que apresenta resistência a nematoides de cisto e galha, associada a um sistema radicular agressivo, elevado potencial produtivo e sanidade foliar.

Completando o portfólio da marca, com foco em estabilidade e rusticidade e altos tetos produtivos, estão a M7739 IPRO e a M8372 IPRO, variedades com alta capacidade de engalhamento, associada à possibilidade de semadura antecipada e excelente desenvolvimento radicular.

Todas as variedades contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato. E para ajudar nos cuidados dos benefícios proporcionados por esta biotecnologia, os produtores encontrarão também variedades específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

AGROESTE

No mercado há mais de 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do país. Durante a Tecnoshow Comigo 2019, os visitantes poderão conversar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos, em um estande exclusivo da marca.

Para os produtores que buscam precocidade na cultura da soja, a AS 3730 IPRO é uma ótima opção, pois ela possibilita o plantio antecipado e da safrinha de milho, sorgo e algodão. É uma variedade com ciclo precoce, amplitude de plantio e ampla adaptação geográfica. A AS 3680 IPRO é outra opção de cultivar de ciclo precoce, que pode ser utilizada por quem planta outras culturas, e destaca-se por seu alto potencial produtivo. A Agroeste levará também a AS 3810 IPRO, variedade com excelente ciclo mais tardio, potencial produtivo e estabilidade.

Todas as variedades contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

MILHO

VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO3® está no mercado para auxiliar na preservação da produtividade da lavoura, trazendo benefícios da raiz à espiga. A tecnologia confere proteção contra as principais pragas da cultura e proporciona maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à sua tolerância ao herbicida glifosato.

Com três proteínas Bt, a tecnologia VT PRO3® oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – como, as lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo -, e protege a raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrotica spp.). Essa praga se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas, quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e, principalmente, plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB®

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB® busca entregar soluções que proporcionem excelentes resultados ao agricultor, em termos de potencial de produtividade, alta performance e liderança tecnológica. Desde a sua criação, a marca sempre esteve comprometida com o progresso e as possibilidades de inovação da agricultura.

A empresa levará à Tecnoshow Comigo 2019 um portfólio de milho especial para a região de Goiás, todos com tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra o ataque de Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até a espiga contra o ataque de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

O DKB 335PRO3® é um lançamento para a safrinha. O híbrido tem ciclo precoce e une alto potencial de produtividade com boa tolerância à mancha branca e ao enfezamento, além de excelente qualidade de colmo e raiz. Outro lançamento é o DKB 255 PRO3®, desenvolvido para os agricultores mais tecnificados da safrinha, com altíssimo teto produtivo para os melhores ambientes, devido ao ciclo precoce, com ótima resposta ao uso de tecnologia. A p lanta apresenta boa sanidade foliar, aliada a um ótimo conjunto raiz e colmo e excelente dry down (perda de umidade após a maturidade fisiológica).

O DKB 360 PRO3® é outro destaque e lançamento da marca. Com ciclo superprecoce e excelente amplitude de plantio, o híbrido apresenta qualidade de grãos com boa tolerância à giberela e diplódia. Outro lançamento da marca é o DKB 363 PRO3® para a safra de verão. De ciclo precoce e associado a um altíssimo teto produtivo, sanidade e com uniformidade de espigas, o híbrido representará um novo patamar de produtividade para o agricultor. Além disso, ainda é tolerante à mancha branca e à ferrugem polyssora. Completando o portfólio de lançamentos da marca está o precoce DKB 345 PRO3®, que tem altíssimo teto produtivo em diferentes ambientes, com excelente uniformidade, arquitetura e conjunto de plantas, o que permite uma ótima resposta à população.

Além dos lançamentos, a DEKALB® levará à feira o DKB 390 PRO3®, que tem excelente estabilidade produtiva aliada à tolerância à mancha branca e ferrugem Polyssora. Além disso, é um híbrido de segurança para plantio na safrinha, já que tem características para um ambiente com temperaturas mais elevadas. Com um ciclo semiprecoce, o DKB 310 PRO3® também estará presente no e vento. A planta possui alto potencial produtivo, com excelente sanidade foliar para mancha branca, cercospora e polysora, além de tolerância ao complexo de enfezamento.

Pensando na importância da adoção do refúgio estruturado para preservar os benefícios da tecnologia Bt, a DEKALB® levará à feira híbridos RefúgioMax®.

AGROESTE™

Além das variedades de soja, a Agroeste levará à Tecnoshow Comigo 2019 seu portfólio de milho para a região, incluindo o lançamento AS 1820 PRO3®, híbrido com excelente produtividade, pacote defensivo contra as principais doenças da safrinha tropical e com alta qualidade de grãos. Outro lançamento é o AS 1780PRO3®, que combina produtividade e ciclo para a safrinha. O híbrido tem ciclo precoce com bom teto produtivo e alto peso d e mil grãos, além de bom empalhamento e uniformidade de espigamento. Outro destaque da marca é o AS 1633 PRO3®, que combina alto teto produtivo, sanidade foliar, qualidade de grão, tolerância ao complexo de enfezamento e estabilidade de produção.

Os híbridos contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas. E pensando na importância da adoção do refúgio estruturado para preservar os benefícios da tecnologia Bt, a Agroeste™ levará à feira híbridos RefúgioMax®.

SEMENTES AGROCERES®

Com mais de 70 anos de história, a Sementes Agroceres® oferece aos produtores de diversas partes do Brasil um portfólio de híbridos de milho e sorgo de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados comprovados.

Em um estande exclusivo, a marca apresentará na Tecnoshow Comigo 2019 seu portfólio para a região. O AG 8480 PRO3® é o lançamento da marca. Um milho precoce, que apresenta alto potencial produtivo com estabilidade e excelente perfil defensivo para as principais doenças da safrinha. O AG 8700 PRO3® é considerado um novo conceito de produto, com altíssimo teto produtivo e excelente arranque inicial com qualidade de colmo e raiz. Além disso, é tolerante à mancha branca, principal doença que afeta a safrinha.

O AG 8061PRO2® tem ciclo precoce, elevado peso de grãos e espigas com bom empalhamento. O híbrido combina potencial de produtividade e sanidade foliar com elevada amplitude de plantio. Já o AG 7098 PRO2® apresenta potencial de produtividade com excelente qualidade de colmo, além de sanidade foliar e qualidade de grãos. A planta é tolerante ao complexo de enfezamento. Outro híbrido que estará à disposição do produtor goiano é o AG 8088PRO2®, planta de ciclo precoce que tem estabilidade e sanidade foliar. Para refúgio estruturado a Sementes Agroceres® levará à feira híbridos RefúgioMax®.

REFUGIOMAX®

Os produtores goianos poderão encontrar na Tecnoshow Comigo 2019 híbridos RefúgioMax®, primeira marca de sementes ideais e exclusivas para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer desde o lançamento desta biotecnologia. Para a cultura do milho, a recomendação é que 10% da área plantada seja com refúgio (milho não-Bt), a uma distância máxima de 800 metros das áreas com milho Bt.

A marca oferece cinco híbridos de milho não-Bt de alto potencial produtivo, destinados a diferentes regiões do Brasil, para safra verão e safrinha, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando a longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola.

Durante a feira, os produtores poderão saber mais sobre o 3700 RR2, híbrido com ótima amplitude de plantio, boa resposta ao uso de tecnologia e excelentes coloração, sanidade, textura e peso de mil grãos. O híbrido tem elevado potencial produtivo para plantio em época de abertura e normal.

ALGODÃO

O produtor goiano que passar pelo estande da Bayer poderá conhecer também as tecnologias da empresa para algodão. A Bollgard II RR Flex™ combina proteção contra as principais pragas-alvo da cultura (como curuquerê do algodoeiro - Alabama argilácea -, lagartas das maçãs Chloridea virescens - Helicoverpa zea e Helicoverpa armígera, entre outras) e tolerância ao herbicida glifosato , utilizado no controle de plantas daninhas na lavoura, o que permite a aplicação em pós-emergência da cultura, inclusive em estágio mais tardios de desenvolvimento da planta.

Já a tecnologia Roundup Ready Flex™, tolerante ao glifosato, além de possibilitar a aplicação do herbicida sobre a cultura do algodão em diferentes estágios de desenvolvimento das plantas, é recomendada para o plantio de áreas refúgio estruturado, prática estimulada pela Bayer para preservar os benefícios da tecnologia Bt.

Segundo o líder de Negócios em Algodão da Bayer no Brasil, Márcio Boralli, o algodão brasileiro vem ganhando qualidade a cada safra, e uma das premissas da Bayer é contribuir para que o cotonicultor melhore ainda mais seus resultados. Para isso, a empresa desenvolve tecnologias para o mercado, que contribuem com o desenvolvimento da cadeia de produção. "Nosso principal objetivo é entregar ao mercado variedades que atendam aos seguintes critérios: produtividade, qualidade, rendimento de fibra e resposta para doenças nas principais regiões do Brasil. Por isso, temos um criterioso processo de seleção e desenvolvimento de variedades, que vai desde a pré-seleção das melhores genéticas disponíveis no mercado até os testes em condições reais do agricultor", explica Boralli.

PROTEÇÃO DE CULTIVOS

ROUNDUP®

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no controle de plantas daninhas. A família Roundup® conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam surfactantes diferenciados e diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo.

SISTEMA ROUNDUP READY PLUS™

Além das novidades apresentadas pela Bayer, os produtores que estiverem na feira poderão saber mais sobre a importância de identificar e manejar as principais pragas que causam danos às lavouras de milho e soja. No estande da empresa, os produtores poderão conhecer estratégias de manejo e como estas, em sinergia com as tecnologias, podem contribuir para conseguir melhores resultados no campo.

Neste contexto, a Bayer levará ao evento informações sobre o Sistema Roundup Ready Plus de manejo, com recomendações de práticas agronômicas para o manejo de pragas, embasadas pelas Boas Práticas Agronômicas e conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar a produtividade das lavouras. Além disso, os visitantes poderão esclarecer dúvidas quanto à prática de refúgio estruturado e entender como a correta adoção e manejo das áreas podem preservar os benefícios proporcionados pela tecnologia Bt, encontrada nas sojas com tecnologia INTACTA 2 XTEND® e INTACTA RR2 PRO®. As Boas Práticas Agrícolas abrangem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento de pragas na área, rotação de culturas e, caso necessário, a associação com outras táticas de controle.

BIOLÓGICOS

A Bayer oferece ao produtor soluções biológicas que podem auxiliá-lo no campo e beneficiar o cultivo de diversas maneiras, entre elas, ao melhorar a disponibilidade e absorção de nitrogênio, promovendo o crescimento da lavoura e aumentando seu potencial de produtividade, sempre utilizando tecnologia de bactérias de alta eficiência.

Durante a feira, a Bayer apresentará, pela primeira vez, seu novo inoculante para tratamento industrial biológico de soja, o CTS 500®. A nova formulação do produto garante 60 dias de pré-tratamento, com maior concentração de bactérias associada à sobrevida da semente do mercado. Além disso, o produto tem compatibilidade com os principais químicos do mercado, o que facilita e otimiza sua aplicação e reduz custos operacionais na fazenda. O CTS 500® estará disponível comercialmente a partir da safra 2019/2020, mas os produtores que estiverem no evento poderão conhecê-lo e saber mais sobre os seus benefícios no estande da Bayer.