T. da Informação

Bayer lança site voltado à saúde dos polinizadores

• Em 3 de outubro é celebrado o Dia da Abelha


Publicado em: 02/10/2018 às 13:10hs

Bayer lança site voltado à saúde dos polinizadores

As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Existem mais de três mil espécies no Brasil devido à enorme diversidade de zonas climáticas e paisagens do país. Assim, a variedade de potenciais polinizadores é grande. Elas podem ajudar muitas culturas agrícolas a dar frutos não apenas em mais quantidade, mas também de melhor qualidade. De acordo com dados da Universidade de São Paulo, cerca de 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Uma fazenda sustentável tem abelhas e a convivência delas com a lavoura precisa ser harmônica.

Diante deste cenário, a Bayer investe há quase 30 anos em estudos e projetos que contribuam com a saúde das abelhas, possuindo ainda um centro dedicado exclusivamente a estas pesquisas: o BeeCare Center, na Alemanha. A gerente de Políticas Agrícolas e Relacionamento com Stakeholders da Bayer no Brasil, Claudia Quaglierini, aponta que, por meio deste programa global de cuidados com abelhas, a Bayer busca maneiras de melhorar cada vez mais a convivência harmônica entre as abelhas e a agricultura. "Elas são insetos sociais que vivem em colônia. A polinização é de grande importância para a agricultura. Elas são responsáveis por 58% da produção agrícola mundial", explica.

Ciente da responsabilidade destes polinizadores para a produção de alimentos, a empresa lança no Brasil uma página dedicada exclusivamente a eles dentro de seu portal. Para acessar basta clicar aqui e conhecer a fundo a pesquisa da Bayer nesta frente. "O objetivo deste ambiente é comunicar sobre o tema da saúde das abelhas de forma transparente com todas as partes interessadas. E estamos muito felizes em lançar este ambiente no mês em que é comemorado o Dia da Abelha", comenta Claudia.

Prova da importância destes insetos é que a Bayer mantém um espaço dedicado à educação e aumento da conscientização sobre a importância das abelhas para a agricultura no Catavento Cultural, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, chamado Mundo das Abelhas. Esta atração integra o Complexo dos Polinizadores, que já conta com o Borboletário e um Jardim.

De acordo com Claudia, o Mundo das Abelhas mostra a função e o ciclo de vida desses insetos na natureza - em uma área de 100 m² localizada no claustro do Museu, em frente ao Borboletário e ao Jardim de Polinizadores, em um projeto de paisagismo que conta com o plantio de 10.600 mudas de 28 espécies de plantas e flores. "Incentivar a ciência, a inovação e a educação é um compromisso da Bayer. Os polinizadores são essenciais para a manutenção da diversidade no meio ambiente e as abelhas se destacam entre os principais responsáveis pelo processo de reprodução de plantas e flores", finaliza.

10 curiosidades sobre as abelhas:

• As abelhas são um dos principais polinizadores de sementes e pólen na natureza, contribuindo fortemente para a agricultura;
• As abelhas são insetos que existem há mais de 100 milhões de anos. São mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo;
• As abelhas são os únicos insetos que produzem uma espécie de alimento consumido pelo homem: o mel;
• Cada abelha visita cerca de 10 flores por minuto, aproximadamente 6.000 por dia;
• As asas das abelhas batem 11.000 vezes por minuto ou 180 vezes por segundo;
• A rainha é a única abelha fêmea fértil em uma colmeia. Ela pode botar até 2.000 ovos por dia no verão;
• As abelhas sofrem metamorfose completa, passando pelas fases dos ovos, larva, pupa e adultas, como as borboletas;
• A abelha rainha vive em torno de 2 a 5 anos. O tempo de vida dos zangões é de cerca de 80 dias e das abelhas operárias, 20 a 40 dias durante o período do verão;
• As abelhas não podem ver a cor vermelha, mas, ao contrário de nós, podem enxergar a luz ultravioleta que as ajuda a encontrar plantas de néctar e ricas em pólen;
• As abelhas têm cinco olhos. Dois deles são capazes de ver uma luz que não é detectada pelo olho humano.