Gestão

Bayer apresenta seu novo portfólio no Show Rural Coopavel 2019

A Bayer participa, de 4 a 8 de fevereiro, do 31º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná, apresentando seu novo portfólio de produtos, que oferece ao agricultor soluções sob medida em biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais


Publicado em: 06/02/2019 às 15:00hs

Bayer apresenta seu novo portfólio no Show Rural Coopavel 2019

• Produtores poderão conferir soluções personalizadas para sua lavoura
• Fox® Xpro e Climate FieldView™ trazem experiências para os visitantes
• Destaque para o tratamento de sementes industrial oferecido ao produtor rural
• Terceira geração de soja transgênica, INTACTA 2 XTEND® será apresentada em campo pela primeira vez aos produtores

A Bayer participa, de 4 a 8 de fevereiro, do 31º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná, apresentando seu novo portfólio de produtos, que oferece ao agricultor soluções sob medida em biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais. No estande da companhia, os visitantes do evento poderão conferir diversas experiências que retratam a jornada do produtor rural, com destaque para o manejo de doenças com o fungicida Fox® Xpro, serviços como o Climate FieldView™ e o tratamento de sementes SeedGrowth®.

Para atender à demanda dos produtores que buscam utilizar em suas propriedades sementes tratadas dentro da indústria, a Bayer possui tecnologia de ponta e conhecimento centenário, que entregam sementes de milho, soja ou trigo de alta qualidade e segurança, como o CropStar®. "Trata-se de uma tecnologia para o tratamento de sementes que a empresa oferece aos agricultores há anos, por meio de distribuidores e cooperativas, e faz toda a diferença para o aumento de produtividade no campo", avalia André Angonese, consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer.

Durante as atividades da feira, a empresa apresentará de maneira diferenciada toda a inovação agregada ao fungicida Fox® Xpro para o tratamento de doenças na soja, com uma experiência 360º, com vídeo em 3D e áudio, em um domo com projeções imersivas, onde o visitante conhecerá mais sobre como a tecnologia para o desenvolvimento do produto atua em prol da sustentabilidade da lavoura.

No estande da Bayer, os produtores paranaenses poderão conhecer ainda, os benefícios da plataforma Climate FieldView™, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador. Para mostrar como ela funciona na prática, a Climate, braço de agricultura digital da Bayer, preparou uma estrutura de projeção mapeada, que por meio de uma maquete em 3D de uma fazenda, mostra casos reais de uso. Outra forma de contato com a ferramenta será em uma mesa interativa. Nela será possível ver como a Climate FieldView™ auxilia o agricultor, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra - plantio, pulverização e colheita.

Segundo o líder da Climate para a América do Sul, Mateus Barros, a Climate FieldView™ chegou ao Brasil para ajudar os agricultores a visualizar e analisar as informações que são geradas nas operações agrícolas e depois tomar decisões operacionais essenciais durante a safra. "São muitos os dados gerados em cada fase da safra. Tomar a melhor decisão no momento correto pode impactar o resultado do produtor no fim do ciclo. Com a plataforma Climate FieldView™, ajudamos o agricultor a tomar essas decisões e a corrigir problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento", afirma Barros.

Lançada no Brasil em maio de 2017, a plataforma Climate FieldView™ integra informações de solo, plantio, monitoramento, pulverização e colheita em um só lugar e permite que o produtor gerencie suas operações com mais eficiência e maximize seu potencial de produtividade. Um ano após o lançamento, a ferramenta já foi adotada em 800 mil hectares no país.

Também durante a feira, o Paraná terá uma nova experiência com a INTACTA 2 XTEND®, em um estade exclusivo. A soja com a nova tecnologia da Bayer estará plantada nos campos do Show Rural Coopavel pela primeira vez para os produtores paranaenses conhecerem de perto seus benefícios.

"Com a soja plantada, será possível ver com mais clareza os benefícios que a plataforma INTACTA 2 XTEND® levará aos campos, como, um controle mais amplo de plantas daninhas, especialmente as de folhas largas, e proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. Serão mais ferramentas para que o produtor possa manejar pragas em sua lavoura. Com isso, nosso objetivo é elevar o patamar de produtividade dos sojicultores brasileiros", afirma o líder de lançamento da nova tecnologia para soja da Bayer, Fábio Passos.

Com lançamento comercial previsto para 2021, a plataforma INTACTA 2 XTEND® levará ao mercado uma nova molécula para o controle de plantas daninhas. Além do herbicida glifosato, a soja será tolerante também ao dicamba, permitindo aplicação desde o pré-plantio até a pós emergência da cultura. E, para garantir que a terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela Bayer se adapte às particularidades de clima e solo do Brasil e aumente sua performance, a empresa utilizou novos métodos em seus programas de melhoramento espalhados por diferentes regiões do país.

Outras tecnologias que o produtor poderá encontrar no Show rural coopavel 2019:

SEMENTES E TECNOLOGIA

SOJA

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi desenvolvida pela Bayer após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no País (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta da maçã, broca de axilas), além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Desde que foi lançada no Brasil, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à tecnologia saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do Brasil e oferecidas por diversas empresas.

Segundo o líder de Negócios de Soja da Bayer para o Brasil, Vinícius Faião, o crescimento da adoção da tecnologia reflete os benefícios que ela tem levado aos campos brasileiros. "A chegada da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® foi um marco para o setor, principalmente quando pensamos em produtividade e proteção da lavoura. E, quando falamos em biotecnologia, não podemos esquecer da importância do uso de sementes certificadas, que garantem origem, genética apurada e oferecem mais segurança ao agricultor", explica Faião.

Os sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como, volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, por exemplo, armazenamento de grã os na propriedade, volume de isenção adicional, entre outras.

MONSOY

Com mais de 20 anos de história, a marca de sementes de soja da Bayer se tornou referência devido ao seu foco em inovação. Na safra 2017/2018, a Monsoy comemorou o terceiro ano na liderança da preferência dos sojicultores, com 29% de participação de mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kleffmann Group.

Os produtores que estiverem no Show Rural Coopavel 2019 poderão conhecer o portfólio da Monsoy para a região. A M5838 IPRO é reconhecida por seu potencial produtivo e resistência à fitóftora e um de seus pontos fortes é a facilidade de manejo fitossanitário. Precocidade sem abrir mão de potencial produtivo são as principais características da M5705 IPRO, o que a torna uma ótima opção para o produtor que planta safrinha. A variedade tem grande amplitude de plantio e excelente arquitetura de plantas. Já a M5917 IPRO destaca-se por sua precocidade e excelente arquitetura de plantas e foliar.

Outro destaque da marca para a feira é a M5947 IPRO, que une precocidade com alto potencial produtivo para o sul do Brasil. A planta tem ampla adaptação geográfica e excelente sanidade foliar. A M6210 IPRO tem como principais características: potencial produtivo, alta estabilidade, excelente engalhamento e sanidade foliar. Outro destaque em produtividade para a região sul do Brasil é a M6410 IPRO. Esta cultivar tem alta estabilidade, excelente sanidade foliar e ampla adaptação geográfica.

Todas as variedades apresentadas contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra ataques das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato. E, para ajudar nos cuidados dos benefícios proporcionados por esta biotecnologia, os produtores paranaenses encontrarão na feira variedades específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

AGROESTE

No mercado há mais de 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do país. A marca levará ao Show Rural Coopavel 2019 duas cultivares do seu portfólio de soja com a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

A AS 3590 IPRO destaca-se por seu alto potencial produtivo, aliado à resistência à fitóftora. A variedade tem ciclo precoce, apresenta ótima sanidade foliar e excelente visual de plantas, além de ser tolerante ao acamamento. Já a AS 3680 IPRO é uma cultivar de ciclo superprecoce, que possibilita o plantio de safrinha de milho, sorgo e algodão. A variedade também se destaca pelo engalhamento e pela ampla adaptabilidade.

MILHO

VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO3® está no mercado para auxiliar na preservação da produtividade da lavoura, trazendo benefícios da raiz à espiga. A tecnologia confere proteção contra as principais pragas da cultura e proporciona maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à sua tolerância ao herbicida glifosato.

Com três proteínas Bt, a tecnologia VT PRO3® oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – como, as lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo -, e também protege a raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrotica spp.). Essa praga se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas, quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e, principalmente, plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB®

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB® busca entregar soluções que proporcionem excelentes resultados ao agricultor, em termos de potencial de produtividade, alta performance e liderança tecnológica. Desde a sua criação, a marca sempre esteve comprometida com o progresso e as possibilidades de inovação da agricultura.

Os produtores de milho que estiverem no Show Rural Coopavel 2019 poderão conhecer e saber mais informações sobre cinco híbridos da marca. O DKB 265 PRO3® é reconhecido por sua superprecocidade, com excelente arranque inicial (crescimento rápido e vigoroso após o nascimento), qualidade de grãos e alto potencial produtivo. Associado a isso, apresenta alta uniformidade de espigas e ampla janela de plantio para a safrinha sul, proporcionando maior segurança da abertura ao fechamento do plantio.

Os agricultores que plantam safrinha devem conhecer o lançamento DKB 255 PRO3®, híbrido recomendado para as melhores épocas e manejo da safrinha subtropical. A planta apresenta boa sanidade foliar, aliada a um ótimo conjunto raiz e colmo, excelente dry down (perda de umidade após a maturidade fisiológica) e altíssimo potencial produtivo.

Já o híbrido DKB 230 PRO3® é outra excelente opção para a safrinha, pois tem ciclo hiperprecoce (possibilita fazer três safras por ano), associado a um bom potencial produtivo e estabilidade. Com altíssimo teto produtivo em diferentes ambientes, o DKB 345 PRO3® diferencia-se por sua excelente uniformidade, arquitetura e conjunto de plantas, permitindo ótima resposta à população. O destaque é sua produtividade em ambientes tropicais, aliado a um ótimo ciclo.

Os híbridos apresentados contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

AGROESTE

Agroeste também levará ao Show Rural seu portfólio de milho, com destaque para dois lançamentos na região. O AS 1844 PRO3®, híbrido que associa excelente conjunto de ciclo, sanidade foliar e potencial de produtividade para a safrinha, e o AS 1770 PRO3®, supe rprecoce que permite explorar uma janela de plantio com excelente qualidade de colmo e raiz.

A marca levará também o AS 1633 PRO3®. Conhecido pelo produtor, este híbrido tem ciclo precoce e combina com alto potencial de teto produtivo com excelente perfil defensivo para doenças foliares. Já o AS 1777 PRO3® excelente potencial de produtividade e altíssima qualidade de grãos com estabilidade produtiva.

Para finalizar, o AS 1757PRO3® é um híbrido com genética para ambientes de alto rendimento e altíssimo potencial produtivo com destaque para seu elevado peso de mil grãos, ciclo e porte de plantas que buscam maximizar seu potencial produtivo para o sul.

Todos os híbridos apresentados contêm a tecnologia VT PRO3®, que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

SEMENTES AGROCERES®

Com mais de 70 anos de história, a Sementes Agroceres® oferece aos produtores de diversas partes do Brasil um portfólio de híbridos de milho e sorgo de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados comprovados.

Com um portfólio para a safrinha, a marca levará ao Show Rural Coopavel deste ano seus novos híbridos. O AG 8480 PRO3® é um milho precoce que apresenta alto potencial produtivo com estabilidade e excelente perfil defensivo para as principais doenças da safrinha, e o AG 9050PRO3® tem ciclo superprecoce, alto potencial produtivo e apresenta excelente arranque inicial e alto peso de mil grãos.

Já para o produtor que procura um híbrido com ciclo superprecoce, poderá encontrar no AG 9025 PRO3® uma excelente performance com estabilidade e destaque para ambiente de alto teto produtivo. O AG 9000PRO3® também tem um ciclo superprecoce, com destaque para a acenturada perda de umidade no fim do ciclo e alto potencial de teto produtivo.

Todos os híbridos apresentados contêm a tecnologia VT PRO3®, que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

REFUGIOMAX®

A Bayer também levará ao evento híbridos RefúgioMax®, primeira marca de sementes ideais e exclusivas para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer desde o lançamento desta biotecnologia. Para a cultura do milho, a recomendação é que 10% da área plantada seja com refúgio (milho não-Bt), a uma distância máxima de 800 metros das áreas com milho Bt.

A marca oferece cinco híbridos de milho não-Bt de alto potencial produtivo, destinados a diferentes regiões do Brasil, para safra verão e safrinha, que proporcionam grande amplitude de plantio, manutenção das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola. Durante o Show Rural, os produtores poderão saber mais sobre o 3700 RR2, híbrido com ótima amplitude de plantio, boa resposta ao uso de tecnologia e excelente coloração, sanidade, textura e peso de mil grãos. É recomendado para plantio em época de abertura e normal e pode ser utilizado na safra de verão e na safrinha. Já o 3020 RR2 é um superprecoce, com ótima qualidade de grãos indicado para a safrinha sul.

PROTEÇÃO DE CULTIVOS

SOBERAN®

Para o manejo de plantas daninhas no milho, o destaque será o herbicida Soberan®. No sistema preconizado pela Bayer para evitar problemas com ervas resistentes, ou de difícil controle, o manejo já começa na safrinha com o uso de Soberan® e os benefícios se estende para a cultura de soja diminuindo custos e matocompetição.

NATIVO®

Proteger a lavoura de milho contra as doenças fúngicas é fundamental para que se consiga obter uma safra rentável do início ao fim. O manejo com Nativo® significa mais tranquilidade ao produtor, pois o produto possui forte ação preventiva assim como período prolongado de proteção. Nativo® é a força que o produtor precisa para manter seu milharal livre das principais doenças do milho.

ROUNDUP®

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no controle de plantas daninhas. A família Roundup® conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam surfactantes diferenciados e diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo. Durante o Show Rural Coopavel 2019, os visitantes poderão obter informações sobre os benefícios dos produtos da família R oundup®.

SISTEMA ROUNDUP READY PLUS™

Além das novidades apresentadas pela Bayer, os produtores que estiverem no Show Rural Coopavel 2019 poderão saber mais sobre a importância de identificar e manejar as principais pragas que causam danos às lavouras de milho e soja. No estande da empresa, os produtores poderão conhecer estratégias de manejo e como estas, em sinergia com as tecnologias, podem contribuir para conseguir melhores resultados no campo.

Neste contexto, a Bayer levará ao evento informações sobre o Sistema Roundup Ready Plus, com recomendações de práticas agronômicas para o manejo de pragas, embasadas pelas Boas Práticas Agronômicas e conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar a produtividade das lavouras. Além disso, os visitantes poderão esclarecer dúvidas quanto à prática de refúgio estruturado e entender como a correta adoção e manejo das áreas podem preservar os benefícios proporcionados pela tecnologia Bt, encontrada nas sojas com tecnologia INTACTA 2 XTEND® e INTACTA RR2 PRO®. As Boas Práticas Agrícolas abrangem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento de pragas na área, rotação de culturas e, caso necessário, a associação com outras táticas de controle.

BIOLÓGICOS

A Bayer oferece ao produtor soluções biológicas que podem auxiliá-lo no campo e beneficiar o cultivo de diversas maneiras, entre elas, ao melhorar a disponibilidade e absorção de nitrogênio, promovendo o crescimento da lavoura e aumentando seu potencial de produtividade, sempre utilizando tecnologia de bactérias de alta eficiência.

Durante o Show Rural Coopavel 2019, a Bayer apresentará, pela primeira vez, seu novo inoculante para tratamento industrial biológico de soja, o CTS 500®. A nova formulação do produto garante 60 dias de pré-tratamento, com maior concentração de bactérias associada à sobrevida da semente do mercado. Além disso, o produto tem compatibilidade com os principais químicos do mercado, o que facilita e otimiza sua aplicação e reduz custos operacionais na fazenda. O CTS 500® estará disponível comercialmente a partir da safra 2019/2020, mas os produtor es que estiverem no evento poderão conhecê-lo e saber mais sobre os seus benefícios no estande da Bayer.

FIDELIDADE NO CAMPO

Atualmente, a Bayer conta com mais de 30 mil produtores paranaenses inscritos na Rede AgroServices, que buscam, principalmente, soluções em tecnologia para sua lavoura. "Pensando nisso, entregamos mais inovação ao campo de maneira rápida, para ajudá-los a cultivar alimentos saudáveis, seguros e acessíveis de maneira sustentável", explica André Angonese, consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer. Na Rede AgroServices o produtor acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços.

AGRICULTURA DE PRECISÃO COOPAVEL

A Bayer destaca que a busca por serviços de gestão e análises técnicas tem aumentado entre produtores paranaenses, evidenciando o crescimento e a profissionalização dos seus negócios. Exemplo disso são os serviços de agricultura de precisão oferecidos pela própria Coopavel e disponibilizados via programa de ontos, onde o produtor tem à sua disposição toda a amostragem com georreferenciamento de talhão por talhão, obtendo dados precisos de fertilidade e correção de solo. "Este é um serviço feito no período de entresafra, para que possam ser tomadas as decisões necessárias de correções de solo e, assim, fornecer condições para as plantas expressarem o máximo potencial produtivo", reforça André Angonese.

PATRULHA PERCEVEJO

Atualmente, no estado do Paraná, um dos serviços mais resgatados pelos produtores rurais por meio do programa de pontos da Rede AgroServices é o Patrulha Percevejo. Trata-se de um serviço de monitoramento contra uma das principais pragas que acomete lavouras em todo o Brasil. Os percevejos marrons atacam diretamente as vagens e os grãos da soja, causando perdas de produtividade e qualidade. O agricultor que solicitar o serviço junto ao programa de pontos, terá sua área monitorada com periodicidade de acordo com a biologia da praga, quesito de importância para a tomada de decisão de manejo na lavoura e, havendo incidência da praga, será orientado a tomar as medidas necessárias.

HOTEL DE ABELHAS

Ao longo dos cinco dias de Show Rural Coopavel, quatro hotéis de abelhas estarão expostos com o objetivo de informar aos presentes a funcionalidade dessas estruturas alocadas no entorno das lavouras, cuja finalidade é preservar as espécies de abelhas brasileiras. Os insetos polinizadores são responsáveis pela produção de muitas plantas que impactam diretamente na produção de alimentos. A maioria das espécies de abelhas são de hábitos solitários que procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem os ninhos. Esses hotéis são espaços ideais para que possam fazer de morada.

Um dos hotéis estará no estande da Bayer, outro no espaço da Emater e dois distribuídos nos jardins da Coopavel. O consultor do Bee Care Center da Bayer, Heber Luis Pereira, estará à disposição para mais explicações sobre a iniciativa.