Pastagens

Barenbrug disponibiliza forrageira do gênero Cynodon que promove praticidade e menor custo de implantação

A forrageira Cynodon dactylon é adequada para equinos e ovinos, além de gado de leite e corte


Publicado em: 31/01/2019 às 08:40hs

Barenbrug disponibiliza forrageira do gênero Cynodon que promove praticidade e menor custo de implantação

A Barenbrug do Brasil lança para o mercado brasileiro de forrageiras uma espécie de Cynodon dactylon proveniente dos Estados Unidos. A novidade possui implantação feita por meio de sementes e promove maior praticidade e facilidade no estabelecimento da área de pastagem. Algumas das cultivares mais conhecidas do gênero Cynodon são Tifton 85, Coastcross e Jiggs.

Com hábito de crescimento estolonífero, próximo ao solo, Cynodon é adequada para pastejo de gado de leite e corte, além de equinos e ovinos. Destaque para sua adaptabilidade a climas variados, com tolerância para o calor e frio, principal característica das regiões tropicais e subtropicais do Brasil.

A nova forrageira é excelente para o processo de fenação, pois apresenta colmos mais finos, garantindo rápida perda de umidade após o corte, o que resulta em um melhor desempenho durante a operação de fenação e também em um feno de ótima qualidade. Além disso, a rápida formação pode propiciar um corte a mais no primeiro ano. Possui alta qualidade de forragem, podendo atingir níveis de Proteína Bruta ao redor de 18%. Apresenta também bom teor de digestibilidade, que varia de 50 a 55%.

“Este Cynodon é exigente em fertilidade do solo e responsiva a adubação nitrogenada e potássica de cobertura, característica típica de cultivares de alto potencial produtivo. Possui interessante produção de matéria seca de qualidade por hectare, mas o plantio em áreas não corrigidas deve ser evitado”, explica Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug, Paulo Ramalho.

A cultivar será comercializada incrustada, com pureza mínima de 95% e com novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. A tecnologia agrega novos componentes e benefícios que proporcionam boa germinação, desenvolvimento radicular volumoso e rápida cobertura do solo.

“Visando oferecer mais benefícios ao pecuarista brasileiro, estamos constantemente desenvolvendo tecnologias e ampliando nosso portfólio de soluções forrageiras. Com a chegada desta cultivar de Cynodon, trazemos uma inovação para implantação desta espécie forrageira que é tão versátil e importante para os animais em chácaras, sítios e até mesmo grandes fazendas”, comenta.

Para assegurar o adequado estabelecimento e o sucesso da pastagem, recomenda-se que o produtor consulte um engenheiro agrônomo ou zootecnista para obter instruções de preparação, correção da acidez e da fertilidade do solo, correta taxa de semeadura e posterior manejo da pastagem, maximizando a produção em equilíbrio com o volume de massa produzido.

Fonte: Barenbrug Brasil

◄ Leia outras notícias