Outros

Banco estadual vai incentivar mercado de energia renovável em Minas Gerais

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) formalizou na sexta (13) um protocolo de intenções para desenvolver o mercado de energia renováveis no Norte do estado


Publicado em: 18/03/2020 às 17:00hs

Banco estadual vai incentivar mercado de energia renovável em Minas Gerais

Durante dois anos o banco deve incentivar através de apoio financeiro a implantação de sistemas solares fotovoltaicos para microgeração distribuída na região, além de estimular o fortalecimento de empresas integradoras do setor de energia solar na área mineira da Sudene Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Participam como parceiros do protocolo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amans) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams).

"Esta parceria reforça o papel do BDMG na diversificação da matriz econômica de Minas em bases sustentáveis, partindo do grande potencial econômico do estado no mercado de energia renovável, em particular na região Norte. A união destes atores institucionais é mais um passo deste processo", afirma o presidente do BDMG, Sergio Gusmão.

No ano passado, o número de usinas solares fotovoltaicas financiadas pelo Banco mais que dobrou em relação à 2018, passando de 25 para 54. Os desembolsos do BDMG para projetos de geração de energia solar em 2019 chegaram à R$ 53 milhões.

Governo de MG se posicionou contra revisão das regras que tratam de geração distribuída

Em janeiro deste ano, o governo estadual de Romeu Zema discordou da proposta da Aneel, defendida pela equipe econômica do governo, em rever os subsídios para o setor de geração distribuída na REN 482/2012.

Em contribuição à consulta pública da Agência, o governo de Minas Gerais avaliou que o mercado de geração distribuída no Brasil ainda está em estágio de formação e amadurecimento, sendo necessária a manutenção dos estímulos da resolução por período mais longo que a proposição atual.

Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro em capacidade instalada, número de projetos e número de unidades consumidoras atendidas com geração distribuída.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias