Saúde Animal

BALANÇO: Vacinação contra febre aftosa imunizou 97,32% do rebanho previsto

Nos últimos três anos este percentual vem sendo mantido.


Publicado em: 14/08/2018 às 09:20hs

BALANÇO: Vacinação contra febre aftosa imunizou 97,32% do rebanho previsto

Balanço parcial da primeira etapa da campanha deste ano de vacinação contra a febre aftosa, realizada de 1º a 30 de maio, que teve prorrogação de 15 dias em 20 estados e no Distrito Federal, apontou que foram vacinados 97,32% do rebanho esperado de 201,1 milhões. A imunização alcança 195,75 milhões de bovinos e búfalos. O dado preliminar foi apresentado pela Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A quase totalidade dos estados brasileiros já enviou seus relatórios de vacinação e a previsão é que a cobertura chegue a 98%. Nos últimos três anos este percentual vem sendo mantido.

Greve dos caminhoneiros - A prorrogação do calendário de vacinação foi necessária porque a greve dos caminhoneiros afetou a entrega de vacinas no comércio. A paralisação, realizada de 21 a 30 de maio, comprometeu a distribuição no país, no período programado.

Segunda etapa - A segunda etapa de vacinação contra a aftosa será iniciada, na maioria dos estados, entre 1º e 30 de novembro. Todos os produtores do país devem vacinar seu rebanho bovídeo (bovinos e búfalos), com exceção do estado de Santa Catarina que é livre da febre aftosa sem vacinação. A dose da vacina, nessa próxima etapa, vai continuar contendo o volume de 5 ml.

PNEFA - A partir de novembro do ano que vem, se forem cumpridas todas as ações previstas no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA 2017-2026), terá início a suspensão gradual da vacinação obrigatória no Acre, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso, conforme calendário de suspensão do PNEFA. A retirada completa da vacinação contra a aftosa, em todo o país, está prevista para o segundo semestre de 2023.