Pesquisas

Bactérias geneticamente modificadas acabam com a ressaca

Elas podem impedir que o acetaldeído chegue ao intestino


Publicado em: 19/03/2019 às 15:00hs

Bactérias geneticamente modificadas acabam com a ressaca

Uma inicialização dos Estados Unidos desenvolveu um probiótico compreendendo bactérias geneticamente modificadas que podem desintoxicar e remover o acetaldeído ao longo do trato digestivo. Este, que é um dos subprodutos tóxicos do álcool que cria os sintomas irritantes da ressaca.

Nesse cenário, a empresa chamada ZBiotics está adotando uma abordagem científica para desintoxicar o álcool corporal através de uma receita antirressaca não convencional baseada em bactérias vivas e geneticamente modificadas. Quando o álcool se decompõe em nosso corpo, ele se torna um composto chamado acetaldeído e depois acetato, que é basicamente vinagre. Isso acontece no intestino e no fígado e, infelizmente, nossos intestinos não são muito bons para lidar com isso. O processo tende a parar no meio, levando a um acúmulo de acetaldeído, que é muito mais tóxico do que o próprio álcool.

A ideia por trás dos probióticos é que as bactérias que você ingere se ligam às bactérias benignas que já existem em seu corpo e se tornam uma grande família feliz. O problema é que há muito pouca evidência de que isso realmente aconteça. Na maioria das vezes, quando ingerimos bactérias, elas passam pelo nosso trato digestivo.

Além disso, os microbiomas são diferentes de pessoa para pessoa e até mesmo na mesma pessoa ao longo do tempo. “Nenhum coquetel microbiano poderia agir como uma bala de prata para qualquer problema de saúde. A hipótese probiótica está quebrada", explicou Zack Abbot, fundador e CEO da ZBiotics. No futuro, diz Abbot, a Zbiotics quer "usar a engenharia genética para criar um benefício para os consumidores".

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias