Pragas e Doenças

Avanços no controle biológico de doenças na videira

Técnicas já mostraram sua eficácia


Publicado em: 15/02/2019 às 17:40hs

Avanços no controle biológico de doenças na videira

Pesquisadores do Instituto da Vinha e do Vinho na Universidade de León (ULE) realizou um estudo sobre o uso de agentes de controle biológico no tratamento de fungos patogênicos da videira. De acordo com Juan José Rubio Coque, um dos autores do estudo, a pesquisa visa aumentar a produtividade das vinhas.

Esta publicação é uma continuação de uma linha de pesquisa que visa "reduzir a incidência de decaimento de plantas jovens de videira. Estudos anteriores tinham selecionado, e mesmo patenteado um conjunto de actinomicetos, capazes de controlar o crescimento destes organismos patogénicos em plantas de videira jovens (mudas), com o objetivo último de ser integrado no processo de produção industrial de enxertos da videira ", explica.

Esta nova publicação é desenvolvida como um método simples de inoculação de enxertos de videiras "e cuja eficácia pode ser avaliada pelo desenvolvimento de marcadores moleculares específicos para as duas estirpes de Streptomyces sob estudo, bem como um método de detecção e quantificação, que permite o monitoramento de bactérias inoculadas em plantas de videira”, indica.

As perdas econômicas no setor vitivinícola relacionadas às doenças da madeira da videira são muito grandes, sendo uma das maiores ameaças que afetam este setor nos últimos anos. Tanto assim, que essas patologias já são conhecidas como a 'filoxera do século XXI'.

Neste contexto, a aplicação destas estratégias naturais para o controle de patologias da madeira de videira tem mostrado "sua grande eficácia, sendo também alternativas não prejudiciais ao meio ambiente, ao contrário de uma grande maioria dos pesticidas de síntese química”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias