Nutrição Animal

Auster Nutrição Animal aposta em soluções inovadoras contra o estresse térmico das vacas leiteiras

O estresse térmico em vacas leiteiras é um dos temas mais discutidos nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que as temperaturas médias elevadas proporcionam cenários desafiadores para os animais


Publicado em: 21/12/2018 às 14:40hs

Auster Nutrição Animal aposta em soluções inovadoras contra o estresse térmico das vacas leiteiras

A chegada do período mais quente do ano e o foco na melhoria da saúde das vacas leiteiras levam a Auster Nutrição Animal – indústria brasileira, especializada no desenvolvimento, pesquisa, produção e distribuição de produtos de alta tecnologia para nutrição animal – a apresentar soluções nutricionais que melhoram a qualidade de vida das fêmeas em pré-parto, pós-parto e recria que sofrem estresse térmico. “Este é um dos fatores de maior impacto econômico na pecuária leiteira, sendo negativo para a produção, reprodução e também na saúde das vacas”, explica Mario Viderman, gerente de Bovinos da Auster.

O estresse térmico em vacas leiteiras é um dos temas mais discutidos nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que as temperaturas médias elevadas proporcionam cenários desafiadores para os animais. Nestas situações é comum que as vacas apresentem determinados sintomas, como menor ingestão de alimentos, piora na conversão alimentar, alterações fisiológicas complexas, perda de bicarbonato e de potássio, óvulos malformados e embriões que não evoluem. “Temos o dever em orientar e planejar as melhores condições ambientais e formular dietas específicas. O ambiente precisa ter sombreamento, conforto das camas, banhos estratégicos com ventilação para as trocas de calor. A água mais o vento possuem sinergismo e roubam o calor. Temos de focar nas salas de espera das ordenhas e nas aspersões em linhas de cochos”, orienta Mario Viderman.

No âmbito nutricional, a Auster oferece soluções, como Prius Nat Dry, óleo vegetal hidrogenado perolizado, melhorador de consumo e aporte energético das dietas. Prius Nat Dry favorece o aumento da concentração energética da ração, o que é muito importante em algumas fases da vida do animal.

“Imitamos a natureza para proporcionar mais energia às dietas. Com isso, os animais alimentam-se melhor e obtém desempenho acima do normal, garantindo maior lucratividade para o produtor”, diz o especialista da Auster.

Outro destaque da empresa é a linha Númia Lactis, que ajuda a balancear corretamente minerais e vitaminas, com aditivos que auxiliam a melhoria da conversão alimentar e do controle do rúmen. “Vacas leiteiras são excepcionais transformadoras de alimentos, mas precisamos ajudá-las, oferecendo as melhores condições”, destaca Mario Viderman.

Fonte: AUSTER Nutrição Animal

◄ Leia outras notícias