Fruticultura e Horticultura

Aumento de mandarim dos EUA força o manejo de pragas

Volume ultrapassou a base de diretrizes de manejo integrado de pragas (MIP) especificamente para as mandarinas


Publicado em: 21/06/2019 às 16:40hs

Aumento de mandarim dos EUA força o manejo de pragas

Desde a década de 1990, no país norte-americano, as laranjas mandarim tornaram-se as "estrelas em ascensão da fruteira". Nos Estados Unidos, os mandarins são quase todos cultivados na Califórnia, apoiando uma indústria de US $ 2 bilhões e respondendo por quase metade da produção nacional de citros. O aumento no crescimento desta pequena fruta, nativa da Ásia, ultrapassou a base de diretrizes de manejo integrado de pragas (MIP) especificamente para as mandarinas. Em vez disso, os produtores usam abordagens testadas e comprovadas para laranjas de umbigo maiores.

Um estudo publicado no final de maio pelo Journal of Economic Entomology, mostra que, infelizmente, o MIP que funciona para laranjas de umbigo pode não ser o melhor para os mandarins. Pesquisas feitas por cientistas no vale de San Joaquin, região central do país mandarim da Califórnia, indicam que as táticas de MIP para laranjas cultivadas tradicionalmente podem não ser eficazes para a produção ideal de mandarim. Os cientistas notaram, de fato, que “há provavelmente um uso excessivo de pesticidas em algumas espécies de mandarim”.

Segundo o pesquisador de pós-doutorado da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) e principal autor do estudo, Bodil N. Cass, “levou décadas para estabelecer diretrizes para este tipo de laranja”. É difícil para os pesquisadores acompanharem os novos tipos de frutas que estão sendo cultivados para atender a demanda do consumidor, novas pragas no local e mudanças nas condições ambientais, diz ele.

"Nós estávamos assumindo ou esperando que as diretrizes do MIP que foram cuidadosamente estabelecidas para laranjas também sejam efetivas nas diferentes espécies de mandarim que estão sendo cultivadas atualmente."

A aparente vulnerabilidade das mandarinas de pele fina às cicatrizes parece compensada pela resistência às pragas, sugere o estudo. Embora os mandarins sejam tão valiosos do que qualquer dano possa ser caro, os pesquisadores imaginaram se o gafanhoto “está causando qualquer dano econômico a essas espécies de citros”.

Fonte: Fresh Plaza

◄ Leia outras notícias