Turismo Rural

Artesanato e turismo é foco de palestra do Sebrae/SC em escola do extremo oeste

“Artesanato e Turismo” foi o tema de uma palestra promovida, nesta semana, na Escola Pública Estadual Professor Manuel de Freitas Trancoso, em Iraceminha


Publicado em: 20/03/2017 às 15:00hs

Artesanato e turismo é foco de palestra do Sebrae/SC em escola do extremo oeste

A iniciativa integra os trabalhos para o fortalecimento do turismo no município por meio do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, da Rota do Campo, em execução pela coordenadoria regional extremo oeste do SEBRAE/SC.

O objetivo da iniciativa vem ao encontro do trabalho realizado pela professora Julieti Fink Kofer e demais educadores, apoiado pela diretora Sirnei Dal Maso no sentido de integrar o artesanato e o turismo. A palestra foi conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, visando incentivar a ocupação e a geração de renda por meio da produção.

Ao falar sobre a importância do artesanato, Roni mencionou a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2006), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Cultura. O estudo aponta que 64,3% dos municípios brasileiros possuem algum tipo de produção artesanal, liderando o percentual das manifestações culturais identificadas na pesquisa. Essa produção tem grande relevância na geração de ocupação e renda no Brasil, onde milhões de artesãos são responsáveis por um movimento financeiro que comprova a capacidade econômica desse setor.

Roni também abordou os conceitos do Sebrae no artesanato, destacando as categorias, uso dos produtos artesanais, tipologias do artesanato e a organização do trabalho artesanal. As categorias destes produtos, segundo ele, são definidas de acordo com seu processo de produção, sua origem, uso e destino: arte popular, artesanato, trabalhos manuais, produtos alimentícios (típicos), produtos semi-industriais e industriais “industrianato/souvenir”. Também foram abordados o artesanato indígena, tradicional, de referência cultural e o conceitual.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, ressalta que as ações para fortalecer o desenvolvimento do turismo em Iraceminha e região incluem o desenvolvimento de alternativas de renda, consultorias e sugestões de melhorias para as empresas participantes do projeto, melhorias na infraestrutura dos municípios, ações de fomento ao empreendedorismo, entre outros.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias