Arroz

Arroz de água salgada é colhido na China

Do total, foram colhidas 3,9 toneladas por hectare em três campos experimentais


Publicado em: 17/10/2018 às 15:40hs

Arroz de água salgada é colhido na China

Três campos experimentais de arroz de água do mar foram colhidos na China na última semana. Também chamada de arroz tolerante salino-alcalino, essa variedade é projetada para crescer em planícies de maré ou outras áreas com alto teor de sal e foi desenvolvido por especialistas em melhoramento de plantas através de cruzamentos e outras tecnologias.

Os especialistas consideram que essa colheita é o primeiro passo em direção a comercialização da variedade de arroz plantada em água salgada. De acordo com Zhang Guodong, vice-diretor-executivo do Centro Tolerante de Pesquisa e Desenvolvimento do Arroz Tolerante Salino-Alcalino, de Qingdao, o rendimento é semelhante ao de grandes lavouras e pode ser melhorado.

Do total, foram colhidas 3,9 toneladas por hectare nesses três campos experimentais, que estão situados o distrito de Chengyang, na província de Shandong, em Qingdao. "Uma vez amplamente plantado em grande escala, o rendimento pode ser muito maior", disse ele.

Os especialistas estipularam uma meta de três anos para desenvolver uma variedade de arroz resistente ao sal capaz de produzir 4,5 toneladas por hectare, o que garante aos produtores o nível mínimo aceitável de lucro. Isso porque a produção média de arroz na China é de 6,75 toneladas por hectare.

Segundo Wu Zhanyong, funcionário do centro de Qingdao, afirmou que é possível produzir ainda mais nessas condições. "Nós temos cerca de 2 milhões de hectares de terra salina-alcalina que têm potencial para ser plantada com arroz resistente ao sal e, se for amplamente plantada, melhorará substancialmente a produção de arroz”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias