Saúde Animal

Argentina compartilha conhecimento sobre sanidade agropecuária e gestão da água com especialistas caribenhos

Durante os debates, houve acordo para avançar no desenvolvimento de projetos de cooperação sobre água e solos e sanidade agropecuária e inocuidade, identificados como prioritários na primeira etapa do seminário, realizado em abril, em Barbados


Publicado em: 27/11/2018 às 08:40hs

Argentina compartilha conhecimento sobre sanidade agropecuária e gestão da água com especialistas caribenhos

Foi realizado, em Buenos Aires, o "Seminário Regional sobre Agricultura no Caribe Anglófono", que teve a participação de funcionários e técnicos de Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas, como parte de um programa oe Fundo Argentino Cooperação Internacional (FO.AR) da Chancelaria Argentina.

A Chancelaria Argentina, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizou em Buenos Aires um workshop para funcionários e técnicos especializados em manejo da água e sanidade agropecuária de países do Caribe, buscando aproximar conhecimento científico e tecnológico dos organismos argentinos que atuam nessas áreas.

O "Workshop Regional sobre Agricultura no Caribe anglófono" foi dirigido a especialistas em Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas, que durante quatro dias tomaram conhecimento das atividades de desenvolvimento científico e tecnológico do Centro Nacional de Pesquisas Agropecuárias do INTA e das políticas e ações da Secretaria de Agroindústria e do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

Durante os debates, houve acordo para avançar no desenvolvimento de projetos de cooperação sobre água e solos e sanidade agropecuária e inocuidade, identificados como prioritários na primeira etapa do seminário, realizado em abril, em Barbados.

O evento faz parte do programa do Fundo Argentino de Cooperação Internacional (FO.AR) da Chancelaria Argentina, no âmbito da cooperação Sul-Sul para a promoção de conhecimento e tecnologias e boas práticas em captação de água, reservatórios, bombeamento e gestão de recursos hídricos, pragas e doenças exóticas e protocolos de certificação fitossanitária.

O IICA promoveu cooperação para o desenvolvimento dos projetos e ofereceu ajuda, dada sua presença em todos os países do Caribe, para colaborar e prestar assistência tanto na etapa de formulação final como na de implementação.

Do seminário em Buenos Aires participaram a coordenadora do Programa sobre Mudanças Climáticas, Recursos Naturais e Risco do IICA, Karen Montiel; a Especialista em Sanidade Agropecuária do Escritório do IICA em Trinidad e Tobago, Lisa Harrynanan e a Especialista em Políticas do IICA na Argentina, Edith Obschatko.

Também participaram representantes do Caribbean Agricultural Research and Development Institute (CARDI), organismo especializado em temas agrícolas da Comunidade de Países do Caribe (CARICOM), e da agência de cooperação espanhola AECID.

Os visitantes expressaram grande satisfação pela experiência compartilhada pelos organismos da Argentina e pelo apoio da Chancelaria e do IICA na realização da atividade.

Eles também qualificaram o evento, realizado no espírito da Cooperação Sul-Sul, como muito oportuno para fornecer informações e contribuir para a construção de conhecimento nas áreas de sistemas fitossanitários, captação de água e manejo de solos.