Capacitação

Aprosmat apresenta informações sobre pastagem e tecnologia a pecuaristas

Associação é uma das principais patrocinadoras do maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense, que chega à sua 10ª edição


Publicado em: 06/03/2020 às 08:00hs

Aprosmat apresenta informações sobre pastagem e tecnologia a pecuaristas

Próxima de completar seus 40 anos de criação, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) participa, mais uma vez, do maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense, o Acrimat em Ação, que chega à sua 10ª edição e, nestes 10 anos, alcançou uma audiência de 40 mil pessoas. O programa, realizado pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), teve sua abertura realizada na noite de sexta-feira (28), em Pontes e Lacerda.

O diretor da Aprosmat, Pierre Marie Jean Patriat, destaca que participar de ações como essa é fundamental para o crescimento do agronegócio. “Estamos convictos da necessidade de participar de programas como o Acrimat em Ação, pois, por meio deles, é possível mostrar para o produtor produtos como o aplicativo Pasto Certo e o selo Semente Legal”.

O Pasto Certo é um aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integrada, às características das principais cultivares de forrageiras tropicais. Esse aplicativo contribui para identificar e diferenciar cultivares, além de informar as principais recomendações e restrições de cada cultivar.

O usuário pode enviar dúvidas, sugestões e críticas à equipe responsável e, com isso, auxiliar na melhoria do aplicativo. O aplicativo é um veículo de comunicação e de orientação técnica de fácil acesso, gratuita e dinâmica, que pode, inclusive, ser operado offline. Já o selo Semente Legal é uma criação da Unipasto em parceria com a CEPTIS Agro, líder global no setor de certificação, que reúne informações sobre a origem das sementes forrageiras e garante a origem das cultivares protegidas pelo convênio Embrapa/Unipasto.

O selo Semente Legal conta com uma impressão inteligente, com um código único, que pode ser lido no aplicativo exclusivo e gratuito para smartphones. Além disso, a tinta de segurança muda de cor conforme o ângulo, assim como a impressão em alto relevo. ACRIMAT EM AÇÃO A ação tem como objetivo levar informações técnicas de qualidade para produtores de todas as regiões do Estado, ao mesmo tempo em que coleta dados sobre a situação da produção de proteína vermelha.

A Acrimat representa o setor que detém o maior rebanho bovino do Brasil: são mais de 30 milhões de cabeças. Mato Grosso é ainda o maior produtor de carne, com 1,28 milhão de toneladas. Nesse contexto, a Acrimat promove o evento com o formato de circuito com palestras que levam ao debate, conhecimento, troca de informações com temas de relevância à bovinocultura de corte. Ao longo de três meses, a equipe técnica da Acrimat também faz o trabalho de levantamento e coleta de dados, captando as necessidades específicas de cada região visitada. Para esta edição, a expectativa é de que as palestras sejam assistidas por mais de 5 mil pessoas.

Fonte: Ascom/Aprosmat

◄ Leia outras notícias