Meio Ambiente

Após curso do Senar, nascentes são revitalizadas em Fervedouro e Miradouro

Durante o treinamento, que ocorreu em três dias, 21 produtores rurais aprenderam importantes medidas para a conservação da água


Publicado em: 01/03/2018 às 13:20hs

Após curso do Senar, nascentes são revitalizadas em Fervedouro e Miradouro

Duas nascentes nos municípios de Fervedouro e Miradouro, na Zona da Mata, apresentaram aumento da vazão após o trabalho dos alunos do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Miradouro. Durante o treinamento, que ocorreu em três dias, 21 produtores rurais aprenderam importantes medidas para a conservação da água.

Na Fazenda Paraíso, localizada na comunidade de Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro, a vazão passou de 11.088 litros de água por dia para 16.000 litros por dia. Já no povoado de Monte Alverne, em Miradouro, aumentou de 4.520 litros por dia para 6.200 litros por dia. Esses dados mostram que as técnicas adotadas e o conhecimento repassado aos alunos surtem efeito.

“Após o trabalho, mudou o que era, melhorou muito. A nascente estava aqui no meio da mata, sem proteção. Já tem 40 anos que minha família faz uso dessa água. Agora ela está saindo perfeita, cristalina”, disse a aluna Suely da Silva e Silva.

Para o instrutor Eliardo Vieira Lima, o futuro das nascentes depende deste curso. “Após um ano de trabalho, tento retornar para ver como elas estão, e em todas que pude visitar o resultado é ainda melhor, haja vista que os produtores já fizeram boas práticas de conservação garantindo uma melhor proteção”, destacou.

O treinamento, no entanto, vai além de recuperar e proteger uma nascente. Os participantes aprendem sobre o ciclo hidrológico e a legislação ambiental, além de orientações sobre o manejo do solo para melhorar a infiltração. Antes da intervenção na nascente, a turma também faz a análise da área e das condições de captação de água.

“Orientamos como requisito importante que eles façam o curso de Recuperação de Áreas Degradadas para dar continuidade à recuperação de nascentes e também muitos outros cursos que apoiam o Programa Nosso Ambiente”, acrescentou Eliardo.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR - MG

◄ Leia outras notícias