T. da Informação

Aplicativo reconhece pragas em cultivos

O “Plagapp” terá um sistema de reconhecimento de imagens


Publicado em: 16/11/2018 às 09:00hs

Aplicativo reconhece pragas em cultivos

Um aplicativo para celular projetado por estudantes de Engenharia Agrícola da Universidade Nacional da Colômbia auxilia os agricultores no reconhecimento de pragas e cultivos. De acordo com os desenvolvedores da nova ferramenta, a tecnologia já está disponível para download em dispositivos móveis com sistema operacional Android e Windows Phone.

Segundo o estudante Richard Alejandro Moreno, o “Plagapp” terá um sistema de reconhecimento de imagens com o objetivo de gerar um sistema para que os agricultores possam identificar a praga que está danificando suas lavouras e encontrar as indicações necessárias para eliminá-la. "Por meio de diferentes métodos, como thresholding, abertura, fechamento e aplicação de filtros, entre outros, as características mais relevantes da imagem foram extraídas para automatizar seu reconhecimento", afirmou Moreno.

Depois de identificar essas particularidades, as amostras foram classificadas por um método supervisionado conhecido como "classificador bayesiano", que é baseado no cálculo da incidência das características de uma amostra e na probabilidade de pertencer a uma determinada classe. Assim, por exemplo, quando um agricultor tira uma foto de uma praga, o classificador permite calcular quanto coincide com uma das espécies para determinar qual indivíduo é.

O objetivo é que o software detecte e relate o nome da praga analisada, para fornecer dados sobre seu tamanho, formas de erradicação, ciclo de vida e reprodução, entre outros dados úteis para o agricultor. Na aplicação, o agricultor também pode preencher um formulário indicando o número de plantas que ele observou em sua safra e quantos deles são afetados, de modo que a aplicação irá informá-lo da incidência percentual da praga na área analisada.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias