Gestão

Apil/RS apresenta demandas das agroindústrias ao ministro interino Eumar Novacki

Demanda sobre prazos para protocolar projetos do Programa Mais Leite Saudável devem ser revistos pelo Mapa


Publicado em: 10/04/2018 às 14:50hs

Apil/RS apresenta demandas das agroindústrias ao ministro interino Eumar Novacki

O ministro interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki e seus assessores estiveram em Porto Alegre, nesta segunda-feira, dia 09, para participar de um encontro com representantes de três setores da agricultura gaúcha: arroz, trigo e leite. A reunião aconteceu na sede da Farsul e foi realizada em dois momentos: o primeiro, ainda pela manhã, onde cada setor apresentou suas demandas, e o segundo, à tarde, onde cada atividade foi ouvida separadamente.

O presidente da Apil/RS, Wlademir Dall´Bosco, esteve no encontro e apresentou ao ministro Novacki as principais demandas das pequenas agroindústrias gaúchas. Entre elas a prorrogação do prazo para protocolar os projetos aprovados no âmbito do Programa Mais Leite Saudável. Sobre esse tema, Dall´Bosco recebeu uma sinalização positiva do ministro. Segundo Novacki, essa demanda está bem encaminhada faltando agora passar pelo setor técnico e jurídico para que depois seja publicado um novo decreto.

Outra pauta apresentada pelo presidente da Apil/RS durante a reunião com o ministro Novacki foi em relação aos produtores de leite gaúchos, que estão sem estímulo para continuar na atividade e, cada dia mais deixando a atividade. “Precisamos fazer o nosso dever de casa e buscar as soluções dentro da propriedade para aumentar a produtividade e a qualidade do leite. No entanto, iniciativas que reúnam os produtores, as indústrias e o poder público podem tornar mais curto o caminho para atingir esse objetivo”, afirmou Dall´Bosco.

A reunião com os representantes do setor lácteo, que foi coordenada pelo presidente Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, ainda contou com a participação do superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini; do presidente do Conseleite, Pedrinho Signori; do Secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Apil/RS Apil Novacki2

◄ Leia outras notícias