Apicultura

Apicultura: produtores investem em conhecimento para melhorar a produção de mel e cera

Geraldo Eustáquio Ronquini diz que há muito tempo trabalha com abelhas e nunca teve uma oportunidade de fazer um curso tão completo


Publicado em: 15/03/2019 às 09:00hs

Apicultura: produtores investem em conhecimento para melhorar a produção de mel e cera

O Sistema Faemg / Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Elói Mendes promoveu um treinamento de Aperfeiçoamento em Apicultura no Processamento de Mel e Cera para apicultores do município, no qual os alunos aprendem, entre outros temas, a biologia e organização das abelhas, características do apiário, anormalidades da colmeia, e principalmente técnicas eficientes para retirada, armazenamento e comercialização do produto.

O evento, na comunidade do Onça, foi ministrado pelo instrutor Hélio Silva e contou com dez participantes. Segundo Hélio, a turma, muito bem organizada pela mobilizadora Dalise Franco, permitiu aproveitamento excelente pelos apicultores, facilitando o trabalho da instrutoria tanto no repasse dos conteúdos teóricos quanto nas práticas de campo.

Geraldo Eustáquio Ronquini diz que há muito tempo trabalha com abelhas e nunca teve uma oportunidade de fazer um curso tão completo. “Foi excelente. Pude observar coisas que eu não sabia. Aprendi coisas novas. Apiário pra mim era um hobby que, após o curso está deixando de ser. Pretendo investir as técnicas novas e melhorar o meu negócio rural”.

“A expectativa sobre o curso de Apicultura era grande. A orientação e prática que eu tinha vinham de pessoas que possuíam alguns enxames e tiravam mel. Quando estive por uma semana ouvindo e praticando manejo com as abelhas, percebi o quanto um curso como esse traz benefícios e suporte com responsabilidade para quem quer trabalhar com abelhas, além de proporcionar geração de rendas para sitiante como eu”, diz a aluna e apicultora Marina Moreira Mendes.