Apicultura

Apicultores de Patrocínio do Muriaé aprendem sobre produção de própolis

Pequenos apicultores de Patrocínio do Muriaé participaram, pela primeira vez, do curso de Produção de Própolis


Publicado em: 26/09/2018 às 15:00hs

Apicultores de Patrocínio do Muriaé aprendem sobre produção de própolis

Pequenos apicultores de Patrocínio do Muriaé participaram, pela primeira vez, do curso de Produção de Própolis, do Senar Minas. O município também já recebeu o de Extração de Mel em abril deste ano. A oferta de treinamentos na área faz parte do trabalho do Sindicato de Produtores Rurais para ajudar pequenos produtores da agricultura familiar.

“Venho desenvolvendo um trabalho para criar oportunidades para os pequenos produtores e, principalmente, filhos de produtores, que precisam suceder seus pais nas atividades. Minha maior preocupação é dar a esses jovens uma alternativa para não saírem de perto de seus pais”, explicou o presidente do sindicato, Ramon Santos Selani.

Os dez participantes são de Patrocínio do Muriaé e de cidades vizinhas. “Antes de iniciarmos o curso, procuramos informação com um produtor maior em Faria Lemos, um município próximo, e vimos que seria uma ótima oportunidade para a nossa cidade”, contou a mobilizadora Daniele da Silva. Ainda está prevista a realização de outros cursos, como o de Produção de Geleia Real e Rainhas.

O objetivo do curso de produção de Própolis, ministrado por Ulysses Costa Freire, foi ensinar os alunos a manejar os enxames, induzindo-os à produção de própolis. Para isso, eles aprenderam sobre organização social das abelhas, composição da própolis e utilidade para a abelha e o homem, condições necessárias para a produção, instalação dos coletores, coleta e transporte, higienização do local de beneficiamento, seleção e classificação da própolis, armazenamento e noções sobre gerenciamento da atividade apícola.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar MG

◄ Leia outras notícias