Apicultura

Apicultores colhem uma das melhores safras de mel

Vendas estão dentro da normalidade


Publicado em: 15/05/2018 às 14:20hs

Apicultores colhem uma das melhores safras de mel

As condições climáticas favoráveis que marcaram a primavera e o verão, influenciaram diretamente e proporcionaram excelentes floradas e, com isso, após algumas safras com quebra, os apicultores de Venâncio Aires registram uma safra cheia na primeira colheita do ano, que foi encerrada ainda em abril. A segunda ocorre nos meses da primavera. Como as floradas foram excelentes, não faltou o néctar para as abelhas produzirem o mel e segundo os próprios apicultores, esta é talvez, uma das melhores safras já colhidas.

Com uma casa de mel localizada na Vila Deodoro, o casal Vilson e Cléria Posselt Schlosser, conta com um total de 250 colmeias, que renderam em média, 22 quilos por caixa. Além disso, eles colheram um mel de excelente qualidade e com alta taxa de glicose. 'O que também influenciou para a excelente qualidade do mel foi que o colhemos com tempo bom, temperaturas altas, e com isso, ele também não pegou umidade', salienta Schlosser.

Outros mercados

As vendas estão dentro da normalidade, bem como o preço. Porém, o que está freando a atividade, segundo Schlosser, é que o fato dos apicultores não conseguirem vender para mercados fora de Venâncio Aires, mesmo que o Município já tenha aderido ao Susaf. Schlosser adianta que está adequando a sua Casa do Mel para atender as exigências do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Quem também está satisfeito com a colheita é o presidente da Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA), Luciano Quintana de Carvalho, que tem a sua agroindústria familiar de mel localizada em Canto do Cedro. Ele confirma que colheu em média, mais de 25 quilos por caixa. 'É um resultado que nos surpreendeu porque faz muitas safras que não colhíamos tanto por caixa', observa. Carvalho informa que já adequou a sua agroindústria às exigências legais do Susaf e do SIM e acredita que nos próximos dias, esteja autorizado para comercializar mel para mercados fora do município. Com isso, ele será o primeiro apicultor a vender mel para fora de Venâncio Aires, uma conquista após anos de lutas.

R$ 17 é o preço praticado pela AVA quando o mel é vendido em baldes de cinco quilos.

R$ 18 é o preço do quilo quando a comercialização ocorrer em potes de um quilo.

16 é o número atual de associados da AVA.

Fonte: FOLHA DO MATE

◄ Leia outras notícias