Saúde Animal

Antecipação estratégica na utilização da prostaglandina pode incrementar taxa de concepção em até 5%

Técnica é indicada para otimizar protocolos de IATF


Publicado em: 04/04/2019 às 15:00hs

Antecipação estratégica na utilização da prostaglandina pode incrementar taxa de concepção em até 5%

O mercado de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) registrou crescimento de 16,1% em 2018 em relação ao ano anterior, segundo pesquisa do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP. Em 2017 foram comercializados 11.416.196 protocolos, comparados aos 13.259.690 comercializados em 2018. Esses dados são indicativos de que 86% das inseminações no Brasil foram realizadas por IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), demonstrando a consolidação dessa tecnologia no mercado de inseminação artificial. A técnica, amplamente utilizada, vem sendo também aperfeiçoada frequentemente para otimizar os resultados.

Resultados do Banco de Dados da Globalgen vet science, empresa especializada em reprodução animal, indicam que a antecipação estratégica da PGF (Induscio®) no dia zero (D0) ou no dia sete (D7) do protocolo reprodutivo em gado de corte pode incrementar a taxa de concepção em até 5%, principalmente em novilhas, vacas solteiras e vacas com mais de 60 dias pós-parto.

“No mercado existem diversos protocolos de IATF. O propósito deles é o mesmo, contudo variações como a duração do protocolo, o número de manejos adotado e a dosagem dos produtos utilizados são frequentemente observados”, explica Alexandre Prata, técnico responsável pelas informações do Banco de Dados (ReproCheck) da GlobalGen e acompanhamento dos trabalhos de campo.

“Observamos que a utilização estratégica do Induscio® em diferentes momentos no protocolo hormonal reprodutivo e em diferentes categorias animais pode incrementar a taxa de concepção e contribuir para o aumento da fertilidade do rebanho”, ressalta Gabriel Sandoval, gerente de marketing GlobalGen.

Mais informações: http://globalgen.vet/.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias