Agrotóxicos e Defensivos

Ambientalistas abrem segunda ação contra Dicamba nos EUA

A EPA tentou resolver algumas das preocupações restringindo quando e com que frequência o dicamba poderia ser aplicado


Publicado em: 23/08/2019 às 08:40hs

Ambientalistas abrem segunda ação contra Dicamba nos EUA

Alguns grupos ambientalistas abrem a segunda ação contra aprovação do uso do defensivo dicamba na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). A agência está enfrentando o segundo processo movido por defensores do meio ambiente que alegam que funcionários da EPA dos EUA ignoraram as evidências científicas e reclamações de produtores agrícolas em sua aprovação em 2018 da XtendiMax, uma marca da dicamba.

Nesse cenário, os grupos, que incluem a National Family Farm Coalition e o Centro de Segurança Alimentar, apresentaram o seu documento de abertura esta semana, relata o analista Arren Kimbel-Sannit. “Como chegamos aqui: A EPA em 2016 aprovou pela primeira vez o XtendiMax - desenvolvido pela Monsanto, agora propriedade da Bayer - apesar das advertências de agricultores, cientistas, ambientalistas e proprietários de terras sobre a tendência do dicamba de migrar para propriedades vizinhas. A agência foi processada em 2017, mas aprovou novamente o produto químico em 2018 antes de o caso ser concluído”, afirma.

A EPA tentou resolver algumas das preocupações restringindo quando e com que frequência o dicamba poderia ser aplicado e definindo zonas obrigatórias, sendo que a agência não pôde ser contatada para comentar. Agora, os grupos ambientalistas estão tomando uma segunda chance de desafiar a agência no tribunal federal de apelações. Eles alegam que as restrições de pulverização foram baseadas em recomendações da empresa e não impediram que o desvio de dicamba danificasse as safras novamente este ano, especialmente no Centro-Oeste.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias