Gestão

Agronegócio: softwares de gestão otimizam os resultados de quem trabalha dentro e fora do campo

No mercado do agronegócio, coletar informações e tomar decisões baseadas em análise de dados é uma realidade que apresenta melhorias no gerenciamento do negócio tanto para quem trabalha no campo quanto para quem trabalha do outro lado do processo


Publicado em: 14/10/2019 às 07:00hs

Agronegócio: softwares de gestão otimizam os resultados de quem trabalha dentro e fora do campo

De acordo com a consultoria TNS Research, que pesquisou o investimento em Tecnologia da Informação (TI) em empresas de 11 países, quem adota inovações como sistema de gestão, mobilidade, big data e computação tem crescimento até 53% maior do que quem não investe. No mercado do agronegócio, coletar informações e tomar decisões baseadas em análise de dados é uma realidade que apresenta melhorias no gerenciamento do negócio tanto para quem trabalha no campo quanto para quem trabalha do outro lado do processo.

Segundo Rafael Dal Molin, CEO da Elevor - startup gaúcha que desenvolve softwares de gestão empresarial para os segmentos do agronegócio, atacado, distribuição, varejo e serviços - as tecnologias de gestão empresarial servem para automatizar os processos e organizar os negócios como um todo, transformando dados em conhecimento e ajudando as pessoas a tomarem decisões com propriedade e segurança. Por meio de soluções como ERP360Agro, é possível melhorar a satisfação dos funcionários, minimizar erros humanos e reduzir os gastos de uma instituição.

“Um gestor sem informações é como se estivesse navegando no escuro, prestes a bater em alguma coisa. A tecnologia ajuda a dar clareza sobre os processos e recursos da empresa e disponibiliza dados fiscais, tributários, contábeis, de controladoria e de todos os setores ou departamentos. Com esses elementos na palma da mão, os administradores têm consciência antes de tomar uma decisão e a certeza sobre as suas ações e as da sua equipe”, explica.

Como o Brasil é um dos maiores fornecedores e produtores de alimentos do mundo, existem diversas ferramentas acessíveis que auxiliam os agropecuaristas a terem uma visão mais ampla e detalhada de todos os processos envolvidos nas fazendas, ajudando os profissionais do campo a obterem vantagens mais competitivas. Abaixo, seguem alguns exemplos de empresas e suas tecnologias:

Agrize

A startup catarinense que passou por aceleração na Spin - primeira e maior rede de aceleradoras startup+indústria do país - foi criada em 2015 para facilitar a vida dos produtores que plantam arroz. A solução garante agilidade e segurança, pois a aplicação dos defensivos agrícolas ocorre de forma remota, não deixando o operador exposto aos venenos. Vale lembrar que não é apenas os rizicultores que ganham com a medida: os consumidores têm menos chance de ingerir arroz com agrotóxico.

Agrosmart

Plataforma de agricultura digital líder na América Latina, entrega inteligência agronômica para diferentes partes da cadeia produtiva por meio de informações e recomendações que otimizam os resultados, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e resiliente ao clima. O sistema dispensa a necessidade de cobertura de internet ou celular no campo para envio de dados ao produtor, todas as informações são coletadas e integradas em uma só plataforma, simplificando o acesso à informação e gestão da fazenda ou cadeia de produção.

IDGeo

A agtech acelerada pelo programa InovAtiva Brasil oferece soluções de gestão agrícola desde o plantio até a colheita, transformando as imagens obtidas por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento em diagnósticos precisos, principalmente para o setor canavieiro. Com a Cana Viva, tecnologia desenvolvida pela empresa - única e específica para o setor canavieiro - a IDGeo permite que o agricultor consiga entender o comportamento da lavoura e diagnosticar com precisão todos os tipos de interferência (pragas, mato, falhas etc), facilitando assim sua tomada de decisões estratégicas, como a aplicação de defensivo agrícola ou fertilizante em todas as áreas.

Intergado

Com a intenção de transformar o agronegócio brasileiro e auxiliar os produtores de gado de corte na rápida tomada de decisão, a startup desenvolve e disponibiliza hardwares e softwares para aperfeiçoar os serviços alimentares e de engorda para os criadores de rebanho e instituições de pesquisa, monitorando a saúde dos animais, diagnosticando precocemente possíveis doenças e promovendo o melhoramento genético dos gados. Qualquer alteração no relatório de informações gerado pela tecnologia permite que o produtor tome decisões assertivas.

Para que essas empresas continuem ganhando escalabilidade e desenvolvendo cada vez mais inovações no agronegócio, fundos de investimentos têm olhado para esse mercado com objetivo de transformar pequenos negócios em grandes companhias de alto impacto. A SP Ventures, fundo de venture capital especializado em agro, tem o principal foco a gestão e condução de investimentos, e por isso realiza a compra de participação acionária nas startups de tecnologias inovadoras e com alto impacto de crescimento.

Fonte: PiaR Comunicacao

◄ Leia outras notícias