Outros

Agrishow apresenta 1º tronco de contenção com controle remoto do mundo

Gran Smart Prime possui patente brasileira e permite o manejo de um rebanho de até 10 mil cabeças. Tecnologia IoT é outra novidade


Publicado em: 23/04/2019 às 07:20hs

Agrishow apresenta 1º tronco de contenção com controle remoto do mundo

Palco das maiores inovações do agronegócio brasileiro, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) apresentará de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o primeiro tronco de contenção controlado remotamente do mundo.

Os comandos são acionados por um joystick exclusivo, que torna a experiência do manejo do gado equivalente à de jogar um vídeo game. Cada botão possui uma função específica. O “J1” aciona o portão de entrada, “J2” a pescoceira 1, “J5” pode acionar tanto o empurrador de gado quanto o trapézio (confira todos os comandos na figura anexa).

Tudo muito intuitivo e preciso, garantindo segurança ao manejador, o que resultou na certificação NR 31 ao equipamento da Açôres. O Gran Smart Prime possibilita manejar até 10 mil animais, à uma média de 120 cabeças por hora. Por este motivo, é indicado a propriedades com grandes rebanhos, como é o caso de confinamentos e fazendas de ciclo completo.

“A tecnologia eletro-hidráulica embarcada é 100% nacional e foi constituída para proporcionar velocidade total nos acionamentos. Esse simples detalhe ajuda a reduzir a necessidade de mangueiras, melhora a precisão do manejo e a pressão dos movimentos”, avalia Gabriel Hauly, diretor da Açôres Troncos e Balanças, dona da patente.

O tronco de contenção é um equipamento indispensável na lida do gado, pois nele são realizados os principais manejos da fazenda, a exemplo da inseminação artificial, castração, identificação, casqueamento, vacinação e vermifugação.

O modelo também possui uma versão mais simples, com um braço mecânico articulado que gira em 180º no lugar do controle remoto, mas, diferente do anterior, é recomendado a rebanhos menores, de até 5 mil cabeças, entretanto, conta com a mesma eficiência de 120 animais/hora.

Tecnologia IoT

Além dos troncos Gran Smart Prime e Gran Smart Prime Braço Articulado, a Açôres inova ao incorporar a tecnologia IoT (Internet das Coisas) às barras de pesagens. Batizada de BPB 085 IOT Connection, os pecuaristas têm a facilidade de dispensar o indicador eletrônico, o que ajudou, inclusive, a reduzir o custo do tronco de contenção.

Com esta nova tecnologia sem fio, as duas barras transmitem as pesagens diretamente para computadores, tablets e smartphones por meio do aplicativo ACR Manejo Control. “Também temos a opção com apenas uma barra inteligente conectada à outra com fio”, informa Hauly.

Mesmo com o novo dispositivo, a empresa continua fornecendo as balanças eletrônicas de produção própria ACR HEAVY DUTY e ACR HEAVY DUTY FULL, resistentes a água e impactos de qualquer tipo e que suportam 1,5 milhão de pesagens para elaboração de relatórios completos.

Açôres no Brasil

A marca nasceu em 1956, quando Anwar Hauly decidiu adquirir a empresa de um grupo alemão. À época, existiam apenas a Açôres e uma outra companhia do segmento de pesagem.

Em sua terceira geração, a companhia com sede em Cambé (PR) foi dirigida pelo filho de Anwar, Eder Jorge Hauly, e, hoje, é comandada pelo neto de Anwar, Gabriel Hauly, de apenas 36 anos.

Possui filiais em Santa Inês, no Maranhão; Várzea Grande (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), além de possuir representantes comerciais e assistência técnica em todo País. América Latina, África e Europa são mercados de exportação da Açôres, que também vende tecnologia de ponta para os Estados Unidos.

Investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, o que resultou no primeiro tronco de contenção móvel metálico do Brasil (Tronco Metálico Móvel Impacto) e o primeiro com controle remoto do mundo (Gran Smart Prime). Também é a primeira empresa a utilizar as tecnologias de Realidade Aumentada e Óculos 3D no agronegócio brasileiro.

“Possuímos balanças eletrônicas, currais e troncos de contenção para todos os ciclos de produção da pecuária, incluindo o sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta”, destaca Hauly, diretor da Açôres, que registra crescimento de 30% ao ano, segundo informa.

Em parceria com a Programa Leilões, a empresa deve levar, em 2019, conteúdo e equipamentos de alta performance para mais de 500 exposições e leilões em todo o País.

Fonte: Pec Press® - Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias