Agricultura Familiar

Agricultura familiar e digital terão destaque na programação do ESALQSHOW

Espaço Inovar Esalq & Cia sediará painéis e seminários com as temáticas, além de expor soluções tecnológicas para o agro


Publicado em: 10/10/2018 às 15:00hs

Agricultura familiar e digital terão destaque na programação do ESALQSHOW

Levantar as principais problemáticas e demandas da agricultura familiar, apresentar as tendências e soluções para este segmento serão algumas das propostas dos painéis que ocorrerão no Espaço Inovar Esalq & Cia, durante o ESALQSHOW - Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre 9 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP).

São atividades que ocorrem de forma simultânea, como o “Painel Agricultura Familiar: Hackathon”, no dia 9, que contará com a participação de universidades, órgãos de pesquisa e fomento e convidados, como a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, OCESP e FAESP.

Já no dia 10, a temática será a “Agricultura Digital”, em palestras e mesas redondas que ocorrerão das 9h às 17 horas. O evento neste dia abordará sobre instrumentação, monitoramento e mercado; conectividade, usuário de tecnologia e tecnologia no uso da água.

Com o tema “Agricultura Familiar”, na quinta-feira, dia 11, o painel vai apresentar os resultados do Hackathon, as tendências para o setor, além de apresentações sobre “Como a tecnologia e a gestão podem contribuir para a cadeia de hortifruti”, “Agregando valor através do associativismo e cooperativismo”e “Os caminhos para integrar e capacitar o agricultor familiar”.

Estandes

No Espaço Inovar Esalq & Cia, os participantes também poderão visitar estandes de empresas e startups que trazem suas iniciativas para o ESALQSHOW, além dos trabalhosde pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidos pela Esalq/USP.

Veja abaixo os trabalhos e serviços disponíveis:

Qualidade e Processamento de Carnes

Atendimento de demandas por consultorias, treinamentos, análises de qualidade, métodos de conservação, desenvolvimento de novos produtos, métodos alternativos de processamento e análise sensorial por métodos clássicos e rápidos de carne e produtos cárneos.

Sustentabilidade Agrícola, Serviços Ecossistêmicos e Microbiota do Solo

Projeto visa contemplar uma melhor compreensão da comunidade microbiana em ambientes agrícolas orgânicos, otimizando processos para uma eficiência energética e tolerância ao estresse hídrico.

Adequação Ambiental e Produtiva de Propriedades Rurais

Demonstrar a necessidade de integrar adequação ambiental e produtiva em propriedades rurais para regularização perante a legislação ambiental e agregação de valor ambiental na produção agrícola por meio de certificações ambientais.

Assessoria Estatística em Ciências Agrárias

Promover parcerias entre pesquisadores, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação envolvidos nas Ciências Agrárias e o setor produtivo a fim de que seus prospectos de experimentos sejam planejados da melhor forma possível de acordo com os princípios básicos da experimentação, bem como das condições de amostragem sob a população alvo. Delinear populações e traçar planos de amostragem probabilísticas. Analisar os dados de pesquisas observacionais e de experimentos planejados.

Biomethylics, Produção de Metanol Celulósico

Recuperação e purificação do metanol celulósico a partir do licor negro de unidades industriais de produção de polpa celulósica de mercado, transformando resíduos em ativos de energias renováveis.

Levantamento de Preços de Reposição Animal por meio de Aplicativo

Há dois anos, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), do Depto. de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, levanta preços de reposição por meio de aplicativo. O APP foi desenvolvido para pecuaristas que fazem negócios, independente da frequência. As informações levantadas são mantidas em sigilo e compõem a amostra para cálculo das médias divulgadas pelo Cepea.

Imagens Aéreas Termais para Diagnóstico de Stress Hídrico em Áreas Agrícolas

Promover parcerias entre o Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP e o setor produtivo, a fim de que estudar perspectivas de trabalhos conjuntos no diagnóstico de stress hídrico em áreas agrícolas de interesse: Sensoriamento Remoto e Drones.

INCT Semioquímicos na Agricultura

Instituto que realiza a identificação e síntese de feromônios de insetos e voláteis de plantas em diversas culturas agrícolas, visando o uso de novas tecnologias como atraentes e repelentes para o manejo de pragas no Brasil. Este Instituto é uma parceria entre Esalq/USP (sede do INCTSA), UFV, UFPR e UFAL.

Controle Alternativo de Doenças em Plantas - Indução de Resistência

Projetos visam estudar o uso da indução de resistência (ativação do sistema de defesa das plantas) no controle de fitopatógenos, para colaborar no uso racional dos defensivos agrícolas tradicionais, contribuindo, principalmente, para preservar a saúde humana e o meio ambiente.

Estudos Genéticos em Espécies Tropicais: Passiflora e Milho

Serão apresentados dois projetos de pesquisa: um, de caráter participativo, com a realização de oficinas de capacitação sobre conservação e valorização das sementes crioulas, com agricultores de diferentes regiões do Brasil e do Uruguai; e outro de caráter multidisciplinar que visa conduzir estudos genéticos, moleculares e de pré-melhoramento de fruteiras do gênero Passiflora, popularmente conhecidas como maracujás.

Sistemas de Iluminação Artificial no Cultivo de Plantas Hortícolas

Sistemas de iluminação artificial no cultivo de plantas hortícolas: iluminação artificial no crescimento e produção de hortaliças e plantas ornamentais; na produção de microgreens; no cultivo indoor de hortaliças; e na produção de plantas in vitro.

Certificação de Qualidade de Carne Bovina

Certificação da qualidade organoléptica da carne bovina baseada em atributos de carcaça e carne e sua relação com percepção pelos consumidores.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.fealq.org.br

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias