Soja

Agricultores de MT colhem soja de olho em plantio do algodão

Produção do grão deve ser menor no estado, enquanto área plantada com a pluma deve crescer e mais de 60% da colheita prevista já foi vendida antecipadamente


Publicado em: 22/01/2019 às 19:20hs

Agricultores de MT colhem soja de olho em plantio do algodão

Em Mato Grosso, maior produtor de soja, agricultores estão fazendo a colheita do grão já de olho em outra cultura: o algodão. O estado deve colher cerca de 32,5 milhões de toneladas de soja, contra 32,4 milhões no ano passado.

Na propriedade gerida por Volnei Leite, em Primavera do Leste, são 5 mil hectares de soja e a colheita deve terminar no início do mês que vem. A previsão, que era de colher 65 sacas do grão por hectare, baixou um pouco depois de um período de estiagem.

"É um período de torcida para que as áreas que ainda vão ser colhidas não tenham sofrido tanto com essa seca. E que a gente consiga colher bem, acima dos 65, 70 sacos por hectare", diz.

O agricultor José Carlos Dolphine, em Campo verde, espera colher 110 arrobas de plumas de algodão em cada um dos 1,2 mil hectares plantados. E uma boa parte da safra já foi comercializada.

"A gente trabalhou com uma comercialização na casa dos 60% do algodão que a gente vai produzir. E um preço médio em torno de US$ 22 por arroba", conta.

A realidade no estado é parecida. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, até agora, 66% da produção prevista para o estado já foi negociada, cerca de 3% mais que no mesmo período da safra passada.

A previsão é de crescimento de 18% na área de cultivo de algodão nesta safra. "A gente decidiu aumentar um pouco a área de algodão por conta do mercado de milho, que estava muito ruim na época", diz José Dolphine.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias