Outros

Agrale destaca sua participação na história da mecanização agrícola

Como parte das ações para celebrar o seu cinquentenário, a Agrale, uma das empresas líderes no Brasil na produção de máquinas agrícolas, expõe no Agrishow 2012.


Publicado em: 04/05/2012 às 13:00hs

Agrale destaca sua participação na história da mecanização agrícola

A sua linha completa de tratores, com destaque para o modelo a família 6000, e os novos caminhões leves e médios da linha 2012, e destaca a sua forte participação na história da mecanização da agricultura brasileira, com a apresentação dos primeiros modelos de microtrator e trator de quatro rodas, produzidos na década de 60 e restaurados recentemente.

A Agrale surgiu em 1962, com a denominação inicial de Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A. – Agrisa, para fabricar microtratores de duas rodas, foi adquirida, em 1965, pelo Grupo Francisco Stedile, e lançou o primeiro microtrator de quatro rodas, em 1967. Esses dois produtos - microtrator de duas rodas T 213 e trator T 415 de quatro rodas - foram especialmente restaurados para as comemorações do cinquentenário da empresa.

Na Agrishow, que acontecerá entre os dias 30 de abril e 4 de maio, a Agrale irá expor sua família completa de tratores, das linhas 4000, 5000, 6000, o novo caminhão Agrale 8700, com motorização EURO V, incluído no Programa Mais Alimentos do Governo Federal, e os utilitários Agrale Marruá. Também apresentará os motores, geradores, moto bombas e roçadeiras da marca Lintec.

O principal modelo da marca exposto será o trator Agrale BX 6180. O modelo, que ganhou nova cabine, possui motorização MWM com 168 cv de potência ,câmbio totalmente sincronizado com 12 velocidades à frente e 04 à ré, destacando-se o ótimo escalonamento de marchas, fazendo com que se tenha alto rendimento operacional e baixo consumo de combustível. Ideal para médios e grandes produtores, principalmente para as culturas de grãos e cana-de-açúcar.

Outro destaque são os modelos da linha 5000, para potências entre 65 cv e 85 cv. Ágeis, versáteis, se adaptam aos mais diversos tipos de aplicações em terrenos e culturas. Durabilidade, o baixo consumo de combustível e o escalonamento de marchas são os diferenciais da linha. Dentro desta linha incluem-se os tratores Compact 5065 e 5075.4, indicados para culturas em áreas com espaçamentos reduzidos, como cafezais, parreiras e pomares.

Linha 6000

A Linha de tratores Agrale 6000 possui cabine desenvolvida para proporcionar maior conforto para o operador e oferece maior espaço interno. Tem como principais diferenciais o novo desenho, sistema de vedação aprimorado e melhor refrigeração do interior, com saídas de ar que otimizam o fluxo e impedem a entrada de poeira. A cabine foi dimensionada para que o operador tenha todos os comandos bem próximos ao volante e uma melhor ergonomia.

No evento, a empresa irá expor o modelo Agrale BX 6180, que possui motorização MWM International de 168 cv de potência e levante hidráulico. Ideal para médios e grandes produtores, principalmente para as culturas de grãos e cana-de-açúcar, o modelo é robusto e garante alta produtividade na lavoura com baixo consumo de combustível e pode ser usado em diferentes aplicações durante todo o ano.

Linha 5000

Os tratores Agrale 5000 são ágeis, versáteis e se adaptam aos mais diversos tipos de aplicações em terrenos e culturas. Com modelos na faixa média de potência (entre 65 e 85 cv), a durabilidade, o baixo consumo de combustível e o escalonamento de marchas são os diferenciais da linha. Dentro desta linha incluem-se os tratores compact 5065 e 5075.4, indicados para culturas em áreas com espaçamentos reduzidos como cafezais, parreiras e pomares.

Linha 4000

Líder há mais de 40 anos no segmento de tratores de pequeno porte, a linha 4000 da Agrale é equipada com tomada de potência, barra de tração, sistema hidráulico completo de três pontos, permitindo a utilização dos mais diversos implementos e com potência de 15 a 30 cv. Destinados à agricultura familiar e inclusos no Programa Mais Alimentos do governo federal, os modelos 4000 Agrale proporcionam ótima relação custo/benefício e atendem às necessidades dos pequenos produtores rurais, com baixo custo de manutenção e operação.

Novos caminhões para o setor agrícola

A Agrale apresenta no Agrishow a sua linha 2012 de caminhões leves e médios com profundas mudanças de desenho, motorização, equipamentos e eletrônica embarcada. Os modelos foram totalmente remodelados e ganharam uma nova cabine - mais confortável, espaçosa e ergonômica -, motores que proporcionam níveis menores de emissões e oferecem mais potência e torque, equipamentos inéditos, e maiores capacidade de carga.

Os novos caminhões Agrale tem visual marcante e arrojado da nova cabine, interior amplo e muito mais ergonômico e confortável, praticidade e confiabilidade de sua mecânica e, agora, também contam com a sofisticação de itens inéditos, como novo painel de instrumentos, com computador de bordo, faróis, lanternas e luzes de direção em LED, vidros e espelhos com acionamento elétrico, novo sistema de ar-condicionado e o exclusivo Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Com PBT entre 6.500 kg e 22.000 kg, os veículos foram concebidos com foco no negócio dos seus clientes e usuários, para tornar o transporte mais rápido, seguro, com economia de combustível, e mais tecnologia. A linha é composta por quatro novos modelos – 6.500, 8.700, 10.000, 14.000, também na versão 6X2 (com terceiro eixo original de fábrica) e incorporam as mesmas e importantes tradicionais características de baixos custos de aquisição e operacional, robustez, fácil manutenção e vida útil mais longa.

Entre os modelos de caminhões expostos pela montadora, o destaque é o Agrale 8700. O veículo oferece melhor desempenho nas aplicações urbanas e rurais com economia, diminuição da emissão de poluentes e baixo custo de manutenção. Também incorpora cabine estendida, proporcionando conforto nas diversas aplicações. O veículo foi concebido para as mais diversas aplicações e possui motor Cummins ISF 3.8 de 152 cv de potência (2.600 rpm) e 589 Nm de torque (1.500 rpm) e câmbio mecânico Eaton FSO 4505C, de cinco marchas. Com distância entre-eixos de 4.200 mm, oferece 5.250 kg de carga útil com carroceria.

Incluído no Programa Mais Alimentos do Governo Federal, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o caminhão Agrale 8700 EURO V é ideal para a utilização em aplicações como escoamentos da produção de propriedades agrícolas de pequeno porte.

Para quem roda o dia todo e realiza diversas entregas, o conforto e a ergonomia são fundamentais. Pensando nisso, a Agrale concebeu a cabine da nova linha 2012 de caminhões de dentro para fora, privilegiando o motorista e o acompanhante com mais espaço interno e o melhor posicionamento dos instrumentos e controles, localizados em módulo central. Tudo ao alcance das mãos e com acionamento com um simples toque. Volante com exclusiva regulagem de altura e profundidade, seis saídas de ar com maior fluxo para melhor ventilação, sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente e muito mais espaço que a cabine estendida oferece.

O acesso aos equipamentos e itens de manutenção e verificação foi outro aspecto cuidadosamente tratado pela Agrale. A nova cabine permite fácil alcance a itens como os reservatórios de água do radiador, óleo, de fluído da direção hidráulica, do sistema de freio e compressor do ar-condicionado, além de filtros de ar e óleo.

Outra novidade da linha 2012 é o exclusivo painel de instrumentos. Completamente redesenhado, o painel ganhou nova grafia, iluminação e passou a incorporar computador de bordo completo que fornece importantes informações para o motorista, como consumos instantâneo, médio e por 100 km, além de autonomia e nível de combustível no tanque.

Lintec

A Lintec, empresa subsidiária da Agrale S.A., apresentou sua linha completa de motores, grupo geradores, motobombas e roçadeiras, com destaque para os Grupos de Geradores da Linha LD. Econômicos, robustos, de baixo custo operacional e de manutenção, aliados à facilidade de instalação e operação, podem ser utilizados nos mais variados segmentos, como: agricultura, telecomunicações, hospitais, postos de combustível, agências bancárias, indústrias, residências, fazendas, aviários, clínicas de saúde, supermercados, entre outros, e também as novas roçadeiras Linha PRO, destinadas especialmente para uso profissional, como: limpeza urbana e áreas de grandes dimensões.

Os grupos de geradores Lintec podem ser fornecidos com a opção de painel de comando automático para entrada e saída de geração, com falta ou retorno de energia externa, sem necessidade de acionamento manual.