Gestão

Adiamento de tributos ajudará agroindústria a ter reserva de caixa na crise, diz CNA

Governo atendeu pleito da entidade e pagamento de PIS/Pasep e contribuição patronal poderá ser pago em agosto e outubro deste ano


Publicado em: 06/04/2020 às 13:30hs

Adiamento de tributos ajudará agroindústria a ter reserva de caixa na crise, diz CNA

O adiamento do pagamento de PIS/Pasep e Cofins e da contribuição patronal pode ajudar as agroindústrias a terem uma reserva de caixa para tentar minimizar os impactos para o agro da crise provocada pela pandemia do coronavirus, segundo avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Esta foi uma das propostas encaminhadas pela entidade na semana passada aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura) dentro de um conjunto de medidas tributárias para reduzir os prejuízos com o Covid-19 ao setor. Com a decisão, anunciada pelo governo, as contribuições devidas entre abril e maio poderão ser pagas entre agosto e outubro deste ano.

“O diferimento permitirá que recursos financeiros permaneçam no caixa das empresas durante o período mais agudo da crise”, explica o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Ele avalia que outra medida importante anunciada pela equipe econômica foi a desoneração do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito. Com isso, a alíquota será zerada por 90 dias, barateando o custo de linhas de crédito diferenciadas e especiais para atender o setor produtivo neste período.

“Diversas medidas que visam ampliar a liquidez do sistema financeiro brasileiro foram anunciadas nos últimos dias, permitindo que o capital produtivo acesse mais recursos por meio de empréstimos e financiamentos diante da crise econômica que nos assola nesse momento”, disse Conchon.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias