Agrotóxicos e Defensivos

ADAMA apresenta solução que minimiza impactos nos canaviais em Ribeirão Preto (SP)

Companhia participou do 18° Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro


Publicado em: 29/11/2019 às 13:40hs

ADAMA apresenta solução que minimiza impactos nos canaviais em Ribeirão Preto (SP)

A ADAMA, empresa global de proteção de cultivos, participou do 18° Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro, realizado no último dia 20, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). Promovido pelo Grupo IDEA, o evento contou com palestras sobre o mercado externo de açúcar e etanol com o objetivo de difundir tecnologias voltadas ao setor sucroalcooleiro e expor as ferramentas para ganho de produtividade nos canaviais.

Um dos caminhos para proteger a produtividade é a busca por soluções que auxiliem a planta a expressar o seu potencial produtivo de maneira equilibrada, mesmo diante dos desafios no sistema de manejo atual. A cana-de-açúcar pode sofrer com diferentes tipos de estresses abióticos: fatores como a nutrição deficiente, qualidade hídrica e temperatura afetam essa e outras culturas durante todo o ano. Como alternativa, a adoção de biofertilizantes (internacionalmente conhecidos como biostimulants) se revela como importante ferramenta para o aumento da produtividade.

De acordo com Elton Visioli, gerente de marketing regional da ADAMA, eventos deste porte são importantes, pois levam aos produtores as soluções que minimizam impactos no cultivo da cana. “A ADAMA apresenta um robusto portfólio que inclui diversas soluções para a cana-de-açúcar. Pensando em estresses abióticos, a companhia apresenta o ExpertGrow, produto que promove o fortalecimento da cana planta, cana soca e em viveiros de MPB (muda pré-brotada), permitindo ganhos para as lavouras. Além deste produto, recentemente apresentamos ao mercado o conceito de nematicida real com o Legado, que efetivamente combate os nematoides com um perfil toxicológico mais brando.”, explica.

Outro fator importante para o aumento da produtividade é a busca pela redução dos custos de CTT (colheita, transbordo e transporte). Nesse sentido, Elton Visioli destaca outra solução da empresa: “Entre os serviços que oferecemos está o ADAMA Sagres, que é utilizado para o monitoramento das operações na produção de cana-de-açúcar, principalmente na colheita, gerando dados e informações que auxiliam em rápidas tomadas de decisão.”

Durante o evento, Visioli fez uma palestra sobre o cenário atual do setor de cana-de-açúcar que sofre impactos diretos na produtividade em razão de aspectos ligados a pragas, doenças, clima, plantas daninhas, nutrição e solo. “As médias de potencial genético na cana-de-açúcar saíram de 300 T/ha e agora estão abaixo de 80 T/há (Barbosa, 2019). Em razão disto, apresentar soluções pioneiras de manejo é fundamental para alavancar a produtividade dos canaviais brasileiros”, destaca Visioli.

Com os olhos voltados aos desafios futuros dos produtores, a ADAMA já trabalha nas soluções para os próximos 5 anos. Até lá, mais de 70% dos seus produtos para a cultura deverão ser compostos de lançamentos. Assim, a companhia reforça o seu protagonismo em soluções para uma das mais relevantes culturas brasileiras.