Outros

ABiogás comemora a evolução do setor de biogás em ano de reconhecimento

Associação atingiu importantes objetivos e prevê um 2019 de consolidação


Publicado em: 14/01/2019 às 09:00hs

ABiogás comemora a evolução do setor de biogás em ano de reconhecimento

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) fecha o ano de 2018 com avanços expressivos para o setor de biogás. Grande meta da Associação durante o período e também para o próximo ano, os projetos de lei de Santa Catarina e Paraná foram conquistas muito comemoradas por todos do segmento. Os dois estados se juntaram a Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que já tinham suas legislações. São Paulo, inclusive, já evoluiu e, em novembro, anunciou a criação de um Projeto de Lei que determina um percentual mínimo de 1% de injeção de biometano no volume de gás natural comercializado no Estado. “O papel da Associação, com o apoio dos atores locais, é buscar cada vez mais novos caminhos para desenvolver ainda mais o nosso setor”, destaca Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás.

Ainda em 2018, a ABiogás atualizou os potenciais nacionais de biogás e de biometano. Atualmente, o Brasil apresenta um potencial suficiente para suprir 70% do consumo nacional de diesel com biometano ou 36% do consumo de energia elétrica, no caso de biogás. Os novos números foram apresentados dentro do V Fórum do Biogás, maior evento da América Latina sobre o setor.

Internamente, a ABiogás também cresceu e conquistou 19 novos associados, alcançando o número total de 52 associados em 2018. Com o compromisso de atender toda a cadeia de valor do biogás, a Associação conta com empresas de diferentes portes e com atuação diversificada que buscam a evolução do segmento de biogás.

Além de todo o reconhecimento do setor de biogás, a imprensa e especialistas também perceberam toda a evolução desta cadeia. A Associação foi homenageada pelo Grupo Mídia e pela Revista Full Energy, na categoria Entidades Setoriais, com o prêmio 100 Mais Influentes da Energia. “Apesar da sensação de dever cumprido ainda há muito a se fazer”, destaca Gardemann.

Próximos desafios

A expectativa da ABiogás é que o ano de 2019 seja de consolidação e crescimento para o setor de biogás. “Além de intensificar a nossa atuação na esfera estadual e incentivar a criação de outras políticas específicas, vamos investir em possibilidades da geração distribuída e no biometano para reduzir custos e emissões em veículos pesados”, previu o presidente da Associação.

Fonte: ABiogás

◄ Leia outras notícias