Apicultura

Abelhas podem ser usadas para pulverização

"Não só temos esse pesticida orgânico, mas o que estamos fazendo é uma entrega bem direcionada, sem o uso da água”


Publicado em: 15/10/2018 às 17:00hs

Abelhas podem ser usadas para pulverização

Uma empresa canadense desenvolveu uma alternativa para a aplicação de pesticidas que usa abelhas para transportar e distribuir um pó de inoculação orgânico durante sua rota de polinização. De acordo com o CEO da Bee Vectoring Technology (BVT), responsável pelo projeto, Ashish Malik, a técnica de aplicação é mais eficiente e amiga do ambiente do que os métodos tradicionais de pulverização de culturas.

"Há muitos produtos biológicos que estão sendo usados pelos agricultores nos dias de hoje, mas a maneira como eles são aplicados é da mesma forma que os produtos químicos tradicionais também são aplicados, ou seja, você está usando equipamentos de pulverização", comenta.

A técnica permite que as abelhas passem por uma bandeja de especialidade do biopesticida fúngico chamado Viteira antes de sair de sua colmeia e depois soltem esses esporos em cada planta que visitam. O fungo natural é então absorvido pelas plantas, permitindo-lhes bloquear quaisquer doenças destrutivas.

No entanto, ele afirma que a aplicação normal muitas vezes resulta em muito desperdício de produto e também de água. “Certamente o nosso produto poderia ser aplicado dessa forma, e ainda assim seria totalmente orgânico e funcionaria, mas nós levamos isso um passo adiante, porque não só temos esse pesticida orgânico, mas o que estamos fazendo é uma entrega bem direcionada, sem o uso da água”, explica.

A empresa também está trabalhando em uma formulação de pulverização tradicional para seus micróbios, que seria útil para proteger contra doenças que normalmente não afetam as culturas durante o período de floração quando as abelhas são usadas. "Você e eu poderíamos tomar uma colher disso e comê-lo sem problemas", conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias