Equídeos

05 dicas de preparo para vender bem seu cavalo

A nutrição adequada, associada a uma rotina de preparação, contribui diretamente para os animais ficarem bonitos e saudáveis


Publicado em: 12/09/2017 às 14:40hs

05 dicas de preparo para vender bem seu cavalo

“A nutrição adequada, associada a uma rotina de preparação, contribui diretamente para os animais ficarem bonitos e saudáveis e também para terem um porte que despertará a atenção em leilões ou mesmo para vendas na propriedade”, destaca Jean Martins, supervisor técnico da Allnova para nutrição de equinos.

O supervisor técnico da Allnova acrescenta que a genética é um fator muito importante e relevante na apresentação e fechamento de venda de equinos. “No entanto, um animal bem preparado, com pelagem lisa e brilhante, com desenvolvimento adequado para a idade, e com escore corporal que reflete um animal saudável, faz toda a diferença para a venda”.

Confira a seguir 05 dicas de preparo para vender bem seu cavalo:

1. A escolha dos animais: O primeiro passo é focar em duas palavras “seleção” e “tempo”. A escolha dos animais a serem preparados para a venda com tempo hábil é muito importante para um bom resultado. Para animais adultos, é recomendado no mínimo 1,5 mês de preparo intenso, sendo que o período ideal é cerca de três meses, com o objetivo de se evitar estresse desnecessário para os animais. Já para potros jovens, recém desmamados, ou menores de um ano, o ideal é um período mínimo de cinco meses de preparo. Na maioria das vezes, potros terão um período mínimo para adaptação ao manejo e contato humano, pois passaram boa parte da vida nos piquetes com outros potros. Outro ponto importante é manter os animais de preferência em cocheiras e próximos ao contato humano para facilitar o manejo diário.

2. O preparo: O preparo dos animais deve se iniciar imediatamente após a seleção. A escovação deve ser diária para troca de pelagem. Banhos rotineiros irão mudar completamente o aspecto do seu animal. Além disso, esse manejo diário permitirá avaliar o desenvolvimento do animal e os resultados obtidos com o passar do tempo até atingir o objetivo desejado: a venda.

3. Um pouco de exercício físico: Durante o período de preparo pode-se e recomenda-se colocar os animais em trabalho, como, por exemplo, redondel. Isso pode trazer grandes resultados para o desenvolvimento corporal e muscular. Essa recomendação se aplica até mesmo para potros em fase de crescimento.

4. Um volumoso de qualidade: O volumoso é fundamental para um bom resultado e para a saúde do trato digestório do equino. Não devemos esquecer que equinos são herbívoros e irão tirar grande parte dos nutrientes do capim consumido. Desta forma, optar por um volumoso de qualidade para fornecer durante esse período é tão importante quanto a escolha de uma ração de qualidade e irá auxiliar a agilizar o resultado de melhora de escore corporal.

5. O importante papel da ração: Priorize uma ração adequada à idade do animal para o caso de potros e dê preferência a rações com maior teor de extrato etéreo para animais adultos. Dietas com percentual maior de estrato etéreo tem um melhor aproveitamento, melhoram o aspecto de pelagem e auxiliam a atingir mais rápido o escore corporal desejado. Procure não fazer mudanças bruscas de dieta e opte sempre por um processo de adaptação para evitar distúrbios intestinais. No caso de mudanças de dieta, consulte um nutricionista de equinos para ajudá-lo no processo de adaptação e recomendações técnica. Lembre-se: o fornecedor de ração está preparado para auxiliá-lo em todas as etapas da nutrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação Allnova

◄ Leia outras notícias