Publicado em: 31/10/2025 às 12:40hs
Após semanas de valorização, os preços da laranja no mercado de mesa registraram queda nos últimos dias de outubro, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP).
Segundo os pesquisadores, a retração nas vendas está ligada à redução da demanda, especialmente no fim do mês, quando os consumidores costumam aguardar o recebimento dos salários antes de voltar às compras.
Entre os dias 27 e 30 de outubro, a laranja pera de mesa foi negociada a uma média de R$ 61,47 por caixa de 40,8 kg (na árvore). O valor representa uma queda de 0,19% em relação à semana anterior.
O enfraquecimento da demanda fez com que os agentes do mercado diminuíssem os pedidos nos barracões, refletindo diretamente nas cotações.
Enquanto o mercado de mesa enfrenta desvalorização, o segmento industrial apresenta estabilidade nos preços.
De acordo com agentes consultados pelo Cepea, as cotações da laranja destinada à indústria permanecem firmes, em torno de R$ 50,00 por caixa de 40,8 kg. Esse equilíbrio indica que o setor de processamento não foi impactado pela queda no consumo da fruta in natura.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias