Logística e Transporte

Para ajudar caminhoneiro, governo zera imposto de importação de pneu

A medida é uma reivindicação da categoria e está em segundo lugar entre os itens mais caros de manutenção do caminhão, só perdendo para o diesel. É uma forma de estimular a queda do preço final dos produtos no mercado nacional


Publicado em: 22/01/2021 às 12:00hs

Para ajudar caminhoneiro, governo zera imposto de importação de pneu

O governo zerou nesta quarta-feira de 16% para zero a tarifa de importação de pneus para transporte de cargas. O corte havia sido prometido na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, diante do descontentamento dos caminhoneiros com os impactos da crise econômica.

A medida é uma reivindicação da categoria e está em segundo lugar entre os itens mais caros de manutenção do caminhão, só perdendo para o diesel. É uma forma de estimular a queda do preço final dos produtos no mercado nacional.

O rebaixamento da tarifa de importação foi decidido nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). O objetivo é reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil, informou o Ministério da Economia.

De acordo com nota divulgada pela Camex, a medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura. A pasta justificou que o transporte de cargas no país passa por dificuldades decorrentes das restrições econômicas causadas pela pandemia de covid-19.

Empresas do setor alegam que a demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional.

Na semana passada, em transmissão pelas redes sociais, Bolsonaro anunciou a medida e disse que havia combinado o alívio tributário com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Fonte: AGÊNCIA UDOP

◄ Leia outras notícias