Logística e Transporte

Importação de touros vivos para valorizar o mercado nacional de carnes gourmets

A seleção dos touros, feita nos Estados Unidos promete a entrega de sêmen mais rápida para os criadores brasileiros


Publicado em: 21/01/2021 às 13:40hs

Importação de touros vivos para valorizar o mercado nacional de carnes gourmets

O mercado de carnes premium e gourmet está crescendo muito no Brasil. Isso se deve a exigência do consumidor que, vem buscando entender mais do assunto e saber a origem do animal. Como consequência disso, a busca por animais mais bem selecionados aumenta também.

Pensando em ajudar a crescer e a melhorar o sistema de produção das fazendas brasileiras, a Alta Brasil fez mais um importante investimento em taurinos.

Durante a temporada de leilões dos Estados Unidos, a Alta mobilizou todo o seu time técnico e selecionou os melhores animais avaliando o biotipo e suas DEPs para trazer para o Brasil os melhores. Desta vez, sete touros da raça Aberdeen Angus foram importados e chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no dia 12 de janeiro. 

O sêmen desses animais selecionados já foi comercializado pela Alta, porém, a coleta foi realizada nos EUA e enviada para o nosso mercado. Processo que demorava entre dois e três meses. Agora, com esses touros aqui, na central da Alta, que fica em Uberaba (MG) região do triângulo mineiro, todo o trabalho entre a coleta, a seleção e a disponibilização para o mercado será muito mais rápido. Em uma média de três dias o sêmen desses taurinos estará disponível para os criadores de todo o País. Esse investimento vai agilizar o processo de produção e será exclusivo, agregando mais valor ao mercado brasileiro.

Todos esses reprodutores importados são selecionados para produzir animais de alto desempenho, sendo que a média de peso à desmama esperada é de 96lb e de peso de carcaça de 83lb. Também são destacados para marmoreio e área de olho de lombo, estando com uma média de DEP dessas características entre TOP 15 e TOP 20. Ou seja, a genética desses taurinos é excelente opção para atender os criadores que visam ao mercado de carnes gourmet, em ascensão no País.

RECENTEMENTE

Em novembro, a Alta já havia investido R$ 2 milhões na importação de 10 taurinos. Os animais foram selecionados em sete fazendas diferentes dos Estados Unidos. Uma aquisição importante para contribuir com a pecuária brasileira, feita num momento de grandes incertezas para o mundo inteiro por causa da pandemia do novo coronavírus, “Nós não sabíamos como ficaria o agronegócio e a economia brasileira. Mas fomos surpreendidos com o que veio acontecendo com o agro e especialmente com a pecuária. A demanda por produtos da nossa pecuária, especialmente produtos de carne, foi enorme e isso evidentemente nos ajudou a tomar essa decisão. Fizemos uma escolha para beneficiar toda a cadeia produtiva para atender os diversos sistemas de produção. Oferecemos o touro certo, seja para o criador que tem um sistema intensivo, semi-intensivo ou extensivo, já que a necessidade é diferente e nós temos um touro para atender todos eles”, explica Heverardo Carvalho, diretor Alta Brasil.

Os 10 reprodutores importados em novembro já estão nos piquetes individuais da central, com nutrição balanceada e manejo cuidadoso. Para o bem-estar deles, cada piquete conta com sombra natural das árvores e sombra artificial das casinhas construídas em cada espaço. Todo o ambiente é pensado e estruturado para oferecer a eles um lugar confortável, para que eles vivam bem e possam produzir mais e com qualidade.

Fonte: Alta Genetics

◄ Leia outras notícias