Gestão

Cooperativa busca fazer a ponte entre agricultores e tecnologia

Equipe técnica da Coplacana busca constantemente aproximar o cooperado da inovação focando em aumentar a produtividade


Publicado em: 13/04/2021 às 08:00hs

Cooperativa busca fazer a ponte entre agricultores e tecnologia

Segundo os dados fornecidos pelo estudo realizado pela Embrapa, Inpe e Sebrae, 84,1% dos produtores rurais utilizam pelo menos uma tecnologia digital no processo produtivo e 67,1% dos agricultores admitem a necessidade do uso das tecnologias para planejar as atividades da propriedade e melhorar a produção. É neste contexto que a Coplacana investe na capacitação do time de 120 técnicos que atuam diretamente no campo para orientar e esclarecer dúvidas dos cooperados sobre equipamentos, dispositivos e softwares oriundos da agricultura de precisão. No último ano, o setor de agricultura de precisão da cooperativa obteve um crescimento de 25%. 

A equipe técnica especializada em agricultura de precisão é composta por engenheiros e técnicos agrícolas que dão total assistência desde a escolha da tecnologia adequada para o plantio, instalação e manuseio. 

"A principal mudança que vem ocorrendo nos últimos anos é a compreensão do produtor em entender as razões para precisar utilizar essas novas tecnologias e quais os benefícios que elas proporcionam no campo. Temos focado muito em prestar um atendimento completo para os produtores", explica Gabriel Camarinha, coordenador de agricultura de precisão. 

Pilar importante para romper a barreira entre tecnologia e produtores é o Avance hub. O hub de inovação da cooperativa é responsável por identificar potenciais soluções tecnológicas desenvolvidas por Agtechs e demais startups que atuem direta ou indiretamente com o agronegócio." A função do Avance hub é prospectar novas tecnologias por meio da inovação aberta trazendo soluções para os nossos cooperados. Nós detectamos e, muitas vezes, antecipamos inovações que vão suprir a necessidade do produtor", pontua Klever Coral, diretor de inovação do Avance hub. 

Somado ao trabalho da equipe técnica, a cooperativa tem mais três pontos de atuação dentro do setor: Vendas de equipamentos, vendas de serviços e locação de equipamentos. São serviços como drones de pulverização que dimensionam as aplicações de insumos com rapidez e precisão, piloto automático e barra de luz que facilitam a condução dos equipamentos, telemetria para máquinas que faz um diagnóstico completo do que foi executado na produção, e amostragem de solo são algumas das opções do portfólio da cooperativa. 

Os serviços fazem parte da missão da Coplacana de educar, formar e informar como preconiza um dos sete princípios do cooperativismo. É por meio deles que os agricultores associados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná têm aumentado o seu conhecimento e ampliado o uso das ferramentas da agricultura de precisão. 

Nosso desejo é fornecer as ferramentas necessárias para que o cooperado não tenha medo de usufruir de todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Se nós não realizamos este processo a chance do produtor investir na tecnologia pela primeira vez e não adquirir novos equipamentos é muito grande e neste cenário toda a cadeia do agronegócio perde. ", pondera Roberto Rossi, Diretor de Negócios. 

Fonte: Zaru Comunicação

◄ Leia outras notícias