Gestão

Cipem e PRF fazem acordo para garantir segurança no transporte de cargas de madeira

A principal preocupação é com relação as cargas com alturas que ultrapassam o painel frontal dos caminhões


Publicado em: 17/04/2019 às 16:20hs

Cipem e PRF fazem acordo para garantir segurança no transporte de cargas de madeira

Medidas para atender as especificações sobre transporte de madeira contidas na Resolução 552/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estão sendo acordadas pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e a superintendência estadual da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira (11), durante reunião, em Cuiabá.

A principal preocupação é com relação as cargas com alturas que ultrapassam o painel frontal dos caminhões. Para evitar possíveis riscos nesse transporte, as instituições acordaram o uso de uma rede protetora com espaçamento máximo de cinco centímetros sobre a lona que cobre as cargas. Por ser menos ‘vazada’ evita o deslocamento de peças de madeira com menor tamanho, como caibros e outros. Atualmente, os caminhões já utilizam uma rede protetora, mas com espaçamento maior. “Fizemos um trabalho de buscar uma rede que garantisse a segurança exigida pelos órgãos reguladores e fiscalizadores, além do diálogo para demonstrar a necessidade de um prazo para essa adequação do setor, considerando também, o tempo para a empresa providenciar a produção em maior escala dessas redes”, relatou o diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos.

Com o acordo, haverá um prazo até julho para a adoção da nova rede no transporte das cargas que excederem a altura, conforme previsto na Resolução, cujo custo inicial estimado é de cerca de R$ 750. Durante este período, os caminhões deverão continuar transportando as cargas com as lonas e, por cima delas, as redes de maior espaçamento. Em contrapartida, a PRF fará um trabalho orientativo até o vencimento do prazo acordado para adequação. “Nosso objetivo não é penalizar o setor, mas cobrar o atendimento dos dispositivos legais que garantem a segurança de todos no transporte de cargas”, disse o superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio de Lima.

O novo produto possui um laudo da empresa fabricante com a descrição das especificações técnicas que garantem o atendimento da legislação. “Agora, precisamos informar a todos sobre essa necessidade de mudança e o prazo para fazê-la”, pontuou o segundo diretor financeiro do Cipem e presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremos Norte de Mato Grosso (Simenorte), Ednei Blasius.

Esta foi a segunda reunião entre o Cipem e a PRF para dialogar sobre a questão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cipem

◄ Leia outras notícias