Gestão

Chuvas no interior de Minas trazem otimismo para produtores rurais

Para uma boa safra é preciso plantar a semente em condições ideais de umidade e temperatura e, por isso, a chegada da chuva é tão aguardada pelos agricultores em Minas Gerais


Publicado em: 22/10/2020 às 12:40hs

Chuvas no interior de Minas trazem otimismo para produtores rurais

Além das culturas de soja, milho, feijão e café, quem lida com gado leiteiro e de corte também conta com a chuva para boa qualidade das pastagens.

De acordo com coordenadora da Assessoria Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Aline Veloso, os produtores rurais ainda aguardam maior volume de chuva para realizar o plantio.

"Essas chuvas favorecerão a tomada de decisão do produtor em ampliar as áreas de plantio de grãos na primeira safra e iniciar, inclusive, o plantio em determinadas localidades".

Cursos d'água

A chegada da estação chuvosa também reforça a carga dos cursos d'água e permite a reservação, prática feita por muitos agricultores para ter água ao longo do ano.

Pelo menos três cursos d'água estão com a captação interrompida devido ao baixo volume a bacia do Rio Araçuaí, na região Leste, do Rio Paraúna, na região Central e do rio Guaraúna, na região Norte de Minas Gerais, segundo Aline.

"As chuvas podem melhorar a situação dos lençóis freáticos e das nascentes, mantendo os cursos d'água perenes, e ainda provê os reservatórios dos rios para geração de energia elétrica, para a produção de proteína a partir da psicultura e também a captação de água para fornecimento a cidade", afirma.

Fonte: Rádio Itatiaia

◄ Leia outras notícias