Clima

Lavouras de soja 2020/21 do Paraná têm melhora na qualidade; plantio é concluído

No restante das lavouras, 21% estão em condições médias e 4% ruins --onde há perda sem possibilidade de recuperação


Publicado em: 09/12/2020 às 13:50hs

Lavouras de soja 2020/21 do Paraná têm melhora na qualidade; plantio é concluído

A qualidade das lavouras de soja 2020/21 no Paraná teve melhora nos últimos dias, com 75% das áreas avaliadas em condições boas, um avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

No restante das lavouras, 21% estão em condições médias e 4% ruins --onde há perda sem possibilidade de recuperação. O plantio cresceu 1 ponto percentual e foi concluído.

A melhora nas condições ocorreu após chuvas nas últimas duas semanas. No sul do Estado, as precipitações superaram as médias histórias para o período, segundo dados da Refinitiv.(here)

O Estado, assim como demais regiões produtoras, teve os trabalhos de plantio atrasados e impactados pela falta de chuvas no início da temporada.

Segundo o Deral, apesar da avanço nas áreas de melhor qualidade, trata-se do menor patamar de lavouras nesta condição ao menos desde o mesmo período de 2015.

Na safra passada, por exemplo, a semeadura da oleaginosa também havia sido encerrada, mas com 83% das áreas avaliadas como boas.

Pesquisa publicada pela Reuters na última semana indica que o Brasil, maior produtor e exportador global de soja, perdeu potencial produtivo desta safra pela seca, embora ainda possa ter uma colheita recorde.

No milho primeira safra, dados do Deral mostram que o plantio do Paraná também está concluído, com 77% das lavouras boas e 18% médias, um avanço de 2 pontos percentuais para as áreas de melhor qualidade.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias