Certificação

Com Indicação Geográfica, mel do oeste do Paraná reformula identidade visual

Com apoio do Sebrae/PR, Coofamel inaugura nova sede da cooperativa e também apresenta uma nova “roupagem” para o produto de olho na expansão de mercado


Publicado em: 22/11/2021 às 12:20hs

Com Indicação Geográfica, mel do oeste do Paraná reformula identidade visual

A Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná), de Santa Helena, está lançando uma nova identidade visual do produto, que tem Indicação Geográfica (IG) na categoria de Indicação de Procedência, desde 2017.  O Mel Oeste do Paraná, valoriza a identidade regional e leva em consideração um dos principais diferenciais da sua composição: a riqueza da flora local.

“Nosso território, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, está às margens do Lago Itaipu e temos outras riquezas naturais pelo caminho. Aqui, as abelhas visitam milhares de flores diferentes das que existem em outras regiões do País e isso colabora para que tenhamos um mel com sabor inigualável”, explica o presidente da Coofamel, Antônio Schneider.

Para que os consumidores também tivessem essa visão de diferenciação e exclusividade, a Cooperativa percebeu que precisava inovar na apresentação do mel. Nesse sentido, o Sebrae/PR subsidiou os investimentos e oportunizou o desenvolvimento de uma nova roupagem para o produto.

“Teremos, em breve, uma valorização visual do nosso mel, mostrando que ele é gourmet e merece ser valorizado. Esperamos que os consumidores possam ver essas mudanças com bons olhos, compreendendo que dentro daquelas novas embalagens, está o fruto de um trabalho feito com muito carinho, amor e respeito à natureza”, pontua Antônio.

Até o fim deste ano,  a ideia é que grande parte dos pontos de venda da Cooperativa já tenham as novidades nas prateleiras.

“Estamos acompanhando os trabalhos da Coofamel desde 2004. Agora, fizemos todo o assessoramento técnico e viabilizamos a construção de um plano de comunicação que, dentre várias ações, mudou os rótulos, reformulou a identidade visual e possibilitou a criação de um novo site. Tudo isso vai agregar valor ao produto, beneficiando os apicultores e oferecendo uma experiência aos clientes”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.

Nova sede

Além das novas embalagens, a cooperativa também tem outra mudança para celebrar e iniciar 2022 com ainda mais fôlego: a sede da Coofamel passou por adequações e recebeu investimentos de mais de R$ 300 mil. As obras contemplaram melhorias para atender às normas sanitárias como o Sistema de Inspeção Federal (SIF) e, desta forma possibilitar o envase do mel, na sede da entidade. Até agora, este procedimento ocorria apenas na unidade de Marechal Cândido Rondon.

O projeto foi viabilizado pela Coofamel em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR Paraná), e Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). A nova sede será inaugurada nesta quinta-feira, dia 18.

Uma história de gerações

Na região oeste do Paraná, o mel começou a ser um produto explorado comercialmente entre os anos 50 e 60. Desde então, apicultores investem nos apiários para conseguirem o sustento familiar e transmitem a atividade entre as mais variadas gerações. Na cooperativa, por exemplo, muitos cooperados são netos ou bisnetos dos pioneiros da apicultura, fazendo com que o mel seja muito mais que um produto, mas um elo de conexão entre as famílias.

A Coofamel tem sede no município de Santa Helena e abrange outros 54 municípios da região oeste paranaense. Atualmente, conta com mais de 270 cooperados e tem uma média de produção bastante significativa (nesta safra anterior, por exemplo, os apicultores ultrapassaram a marca de 200 toneladas de mel coletados).

Em todo o País, além do mel do oeste, há apenas outros dois registros de mel com IG. O primeiro, concedido em março de 2015, na espécie Indicação de Procedência ao mel produzido na região pantaneira dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O segundo foi concedido em setembro de 2015, com a Denominação de Origem ao paranaense “Mel de Ortigueira”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

◄ Leia outras notícias