Capacitação

SC recebe 197 treinamentos gratuitos do Senar em agosto

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam mais de 4.000 produtores rurais em 78 municípios


Publicado em: 05/08/2020 às 08:40hs

SC recebe 197 treinamentos gratuitos do Senar em agosto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em agosto 197 treinamentos gratuitos de curta duração em 78 municípios. Em parceria com os Sindicatos Rurais, os cursos contemplam mais de 4.000 produtores e buscam fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade dos trabalhadores rurais. São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. A formação também engloba inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas, turismo rural e organização dos estabelecimentos. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que neste período de pandemia a oferta dos cursos acontece nos municípios em que há autorização legal e todos eles atendem as medidas de prevenção determinadas pelos órgãos de saúde. “Os treinamentos são importantes para ampliar a produtividade, repassar novas técnicas e incentivar a inovação dentro das propriedades, por isso é essencial que eles continuem acontecendo, com todos os cuidados e segurança possíveis. Nossa proposta é gerar conhecimento e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no meio rural”. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, afirma que as qualificações acontecem mensalmente em todas as regiões do Estado e são fundamentais para o fomento do agronegócio catarinense. “São cursos que complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar as atividades desenvolvidas, fatores que contribuem para o momento que exige inovação e criatividade. Eles fortalecem a agricultura familiar e as cadeias produtivas”, observa.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC, com especificação de carga horária, local e data. 

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

O oeste catarinense receberá nove cursos em sete municípios. Destaque para treinamentos sobre Operação e Manutenção de Ordenhadeiras (Ipira nos dias 3 e 4), Artesanato de Crochê e Tricô (Alto Bela Vista 24 a 28), Produção Caseira de Pães e Biscoitos (Itá 24 a 26) e Inseminação Artificial em Bovinos (Xanxerê 24 a 27).

No extremo oeste, serão 27 cursos em 11 municípios. Os treinamentos destaques são sobre Derivados de Leite (Campo Erê 5 e 6) e Palma Sola 3 e 4), Produção Caseira de Massas para Congelamento (Palmitos 10 e 11), Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (Cunha Porã 14 e 26; Caibí 25; Tigrinhos 19 e Sul Brasil 20; e Emissão de Guias de Trânsito Animal e de Origem de Produtos Vegetais (São Lourenço do Oeste no dia 4).

Entre os 24 treinamentos em 13 municípios do meio oeste estão: Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido (Água Doce 10 a 12), Soldador (Macieira 10 e 11), Jardineiro (Jaborá 12 e 13; 24 e 25), Controle de Qualidade no Transporte do Leite (Videira dia 5) e Aumento da Produtividade do Mel (Rio das Antas 24 e 25).

O norte catarinense receberá 52 cursos em 11 municípios, entre eles: Processamento de Carne Suína e de Frango (Bela Vista do Toldo 3 e 4; 5 e 6), Doma Racional de Equídeos (Canoinhas 24 a 28; Major Vieira 3 a 7)), Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos (Irineópolis 3 a 5; Itaiópolis 3 a 5; 24 a 26) e Cultivo Hidropônico de Hortaliças (Mafra 5 e 6).

A região do planalto serrano receberá 22 cursos em nove localidades. Destaque para as capacitações sobre Confeitaria (Bom Jardim da Serra 19 e 20), Operação e Manutenção de Tratores Florestais (Lages 3 a 5; 10 a 12), Produção e Manejo de Ovinos (Palmeira 5 e 6), Contratação Correta e Segura de Mão de Obra na Propriedade Rural (São Joaquim 13 e 14) e Operação e Manutenção de Roçadeira (São Cristóvão do Sul 5 e 6).

O Sul terá 27 treinamentos em 11 municípios, entre eles: Rédeas (Araranguá 17 a 20), Tratamento de Madeira (Armazém 24 e 25), Culinária de Peixes e Frutos do Mar (Governador Celso Ramos 3 e 4), Programa 5S (Jaguaruna 19), Artesanato com Pintura (Turvo 10 a 13) e com Bordado (Lauro Müller 25 a 28).

A região do vale do Itajaí contará com 36 cursos em 16 municípios, entre eles: Irrigação - Aplicações, Manejo e Fertirrigação (Navegantes 11 e 12), Floricultura (Guaramirim 10 e 11), Manejo de Colmeia (Massaranduba 13 e 14) e Instalação e Manutenção de Redes Elétricas (Vidal Ramos 10 e 11).

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias